Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Higiene dentária dos gatos

Higiene dentária dos gatosCuidar dos dentes das nossas mascotes é um dos cuidados primordiais que lhes temos que proporcionar. Muitos problemas de saúde que podem afetar os nossos gatos podem estar relacionamos com a sua saúde oral, pelo que já vemos a importância de uma higiene oral correta.

A grande parte dos problemas dentários que os nossos gatos podem padecer estão relacionados com a higiene dental, por isso é que é tão importante conhecer como cuidar bem dos dentes das nossas mascotes e fazê-lo corretamente.

Formação da placa bacteriana

A placa dentária é o principal problema dentário que afeta os gatos. Tal como ocorre nos seres humanos, os restos de alimentos que se acumulam na boca geram uns germes que se não forem eliminados criam uma capa que é o que conhecemos como placa. Esta vai-se calcificando e endurecendo sobre os dentes do gato transformando-se em tártaro.

Este é um depósito amarelento que se acumula pouco a pouco em redor dos dentes do animal, originado pelos restos de alimentos. O tártaro favorece a proliferação de bactérias. Se este não for eliminado pode causar problemas nas gengivas (gengivite), produzir mau hálito e inclusive provocar problemas dentários mais fortes como a quebra ou mesmo a perda total dos dentes.

Nem todos os gatos são iguais perante a placa bacteriana. Há alguns gatos que desenvolvem uma maior quantidade de tártaro enquanto outros quase não o apresentam. Os gatos do primeiro dos casos irão precisar de ima higiene dentária muito mais regular para eliminar a placa bacteriana que os do segundo caso.

Nos gatos, a placa bacteriana desenvolve-se geralmente na parte superior do dente e na sua parte exterior. Se a nossa mascote acumulou demasiada tem problemas de gengivas, poderemos verificar que estas têm uma cor vermelho-escuro devido ao tártaro estar a provocar uma inflamação nas gengivas.

Além da escovagem dentária que em breve comentaremos, é importante levar o animal ao veterinário uma vez por ano para que este realize uma revisão dentária. Se o veterinário achar oportuno poderá realizar-lhe uma limpeza geral para eliminar totalmente a placa bacteriana acumulada. Para o realizar terá que sedar totalmente o animal.

Se realizamos uma correta higiene dentária os problemas dentários não têm porque acontecer, por isso é muito importante que sejamos cautelosos com este tema e que cuidemos dos dentes das nossas mascotes. As limpezas gerais profissionais não são baratas, asseguramos-te. E as peças dentárias das nossas mascotes não têm preço.

Como escovar os dentes de um gato?

Primeiro diremos que limpar os dentes a um gato não é tarefa fácil, sobretudo se não se acostumou o animal à ação desde muito pequeno. Os gatos, por regra geral, não gostam muito que nos lhe mexamos na boca, mas com a metodologia adequada podemos consegui-lo.

O primeiro de tudo é contar com o material necessário. Irás precisar de uma gaze e pasta de dentes especial para gatos. A PASTA DENTÍFRICA DOS HUMANOS É TÓXICA PARA OS GATOS. Muito cuidado com isso. A pasta especial para eles é comestível, pelo que a tranquilidade está assegurada.

Para evitar que o gato te faça seja o que for com as unhas, podes envolver o animal numa toalha suave como se envolvesses um bebé. Este procedimento será muito necessário para os que não acostumaram os vossos gatos à escovagem desde pequenos.

Para relaxar o animal podes massajar a sua cabeça e a zona inferior da sua boca enquanto o manténs no teu colo antes de começar o processo. Nos primeiros dias não se relaxa com este processo ou não consegues escovar-lhe os dentes. Não o obrigues porque se o fizeres, pode ser que nunca mais consigas fazê-lo. Mas repete diariamente este método até que o animal se relaxe e consigas escovar-lhe os dentes.

Quando conseguires que o gato esteja relaxado com a massagem, passa à escovagem dos seus dentes e as suas gengivas com a gaze à volta do teu dedo. Tens que ser muito delicado com este processo, sobretudo no início. Tal como dizíamos antes, vigia as reações do teu gato e perante qualquer nervosismo, deixa-o e contínua no dia seguinte.

Quando conseguires escovar todos os dentes do animal com o dedo sem que este se aborreça, já poderás experimentar com a pasta de dentes que comentávamos e com uma escova de dentes de crianças. Para introduzi-la terás que repetir toda a operação que comentávamos antes, mas com paciência conseguirás escovar toda a sua boca.

Chegar a completar uma escovagem completa com pasta e escovagem de dentes pode custar-te semanas, mas asseguro-te que os resultados valem a pena. Os dentes das nossas mascotes não têm preço e com uma higiene regular destes iremos assegurar-nos que estes estão saudáveis e que não lhes causam nenhum problema.

Alternativas à escovagem dentária

Se não consegues completar esta ação porque o teu gato fica muito nervoso, é importante que saibas que existem no mercado alimentos especiais para eliminar a placa bacteriana. Não a chega a eliminar de todo, mas acaba com grande parte dela. Isto terá que ser completado com visitas periódicas ao veterinário para que reveja os seus dentes.

Também existem alternativas à escovagem de dentes, se for essa a parte em que o animal te resiste. Pergunta ao teu veterinário, mas existem escovas que se colocam no dedo sem arestas. São menos invasivos para o animal e se os acostumaste à massagem com a gaze, poderás acostuma-lo a esta escovagem especial.

De quanto em quanto tempo temos que escovar os seus dentes?

Repetir esta ação duas vezes por mês será suficiente, embora isso possa ser ajustado com a ajuda do teu veterinário.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.