Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 3 comentarios

Higiene da caixa de areia

Higiene da caixa de areiaPodemos descrever o comportamento de um gato satisfeito com a sua caixa de areia da seguinte forma: entra com um passo firme nela, escolhe cuidadosamente o lugar, cava um pequeno buraco, dá a volta e faz as suas necessidades com as suas patas firmes. Quando termina, inspeciona as suas fezes e cobre-as inteiramente com muito cuidado.

O comportamento de um gato insatisfeito é muito diferente: aproxima-se, reticente, da caixa, procura e volta a procurar um lugar e, com as patas, raspa, como se quisesse libertar-se de algo desagradável que não gosta.

Ao fazer as suas necessidades mostra uma expressão incómoda, têm as orelhas baixas e o corpo em tensão. E depois de terminar, sai rapidamente da caixa sem cobrir os excrementos.

Várias razões podem provocar este comportamento: A posição da caixa (demasiado exposta ou demasiado oculta), uma caixa pequena, uma areia suja ou extremamente limpa (com forte odor a produtos químicos), pouca areia ou de má qualidade, etc.

Para restaurar o hábito de usar a caixa de areia, o ideal é torna-la o mais atrativa possível: A limpeza e a acessibilidade são essenciais para este efeito, mas evita o uso de produtos de limpeza perfumados. O ideal para limpar a caixa é utilizar vinagre para neutralizar qualquer cheiro que possa ser desagradável para o gato.

O material, assim como o odor, a forma ou a cor da caixa podem ser fatores determinantes na aceitação ou rejeição do gato. Alguns gatos odeiam o plástico, por exemplo, pela sensação que sentem quando lhe tocam.

Se surgir a rejeição da caixa, terás que a trocar por uma nova, o melhor é colocar a anterior. Dentro da medida do possível, o melhor é procurar uma similar à anterior.Lembra-te que os gatos são animais de costumes. Quanto menos mudanças houver, mais felizes estão.

Quanto à areia, existe grande variedade de areia no mercado. Muitos gatos preferem areia fina, mas também encontramos areia vegetal à base de erva, de cereais e mesmo papel reciclado.

Se o teu gato estiver acostumado a sair para o exterior, podes experimentar a misturar areia com terra. Se tens mais do que um gato, dever ter pelo menos uma caixa para cada um. Muitos gatos não se sentem à vontade em usar a mesma caixa que outros gatos e isso pode ser um problema.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Como é que eu sei que o meu gato não gosta da areia que escolho para ele? Ele é muito raro usar a caixinha...
Eliminar este comentário
Olá Sammy86,

O simples fato dele evitar utilizar a caixa de areia já poderá ser uma indicação de que ele não gosta de utilizar essa caixa ou a areia que lá colocas.
Eliminar este comentário
O meu gato andava no mesmo que o teu Sammy86, mas agora já percebi que talvez seja altura de mudar-lhe a caixa de areia :P
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.