Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Cuidados da boca e dos dentes dos gatos

Cuidados da boca e dos dentes dos gatosA higiene oral dos gatos não deve ser descuidada. Os gatos têm uma tendência natural a formar placa e sarro. E uma acumulação de sarro nos dentes pode ser fonte de problemas tanto para o gato como para nós: mau odor, dor de dentes, gengivites, etc. Alguns gatos podem inclusive perder quase a totalidade dos seus dentes devido a estes problemas.

A primeira pergunta que certamente fizeste foi, como se cuida da boca e dos dentes dos nossos animais? Tal como nós, os gatos necessitam de uma higiene oral perfeita para que a boca se mantenha saudável. Esta higiene passa por uma escovagem regular. Para que esta acção não seja um problema devemos acostumar o animal à escovagem desde pequeninos. O veterinário vai-te explicar bem como escovar os dentes ao animal.

A escovagem deve ser feita pelo menos duas vezes por semana com uma pasta de dentes especial para gatos e uma escova de dentes (também para gatos) muito suave ou com uma luva especial. Todos estes produtos deves comprá-los na tua loja de animais preferida.

Se por algo pontual não conseguir escovar-lhe os dentes podes sempre recorrer a produtos especiais para o cuidado dental dos gatos como comprimidos mastigáveis, sprays, pó para misturar com alimentos, etc.

Como dizíamos um gato que não estejamos a fazer uma limpeza oral regular tenderá a acumular sarro nos seus dentes. Este pouco a pouco se acumulará e formará uma capa amarela nos dentes do animal que (primeiro) causará mau hálito e (segundo e mais grave) pode provocar problemas dentais nos pobres animais. A inflamação das gengivas (gengivite) é um deles, mas também pode causar diabetes e inclusive a perda de dentes.

Se o teu gato acumulou demasiado sarros nos seus dentes terás de ir sem perder tempo a um veterinário. Este realizará uma lavagem oral completa com anestesia geral.

E como é que se sabe que o gato desenvolveu uma doença dental? A primeira coisa que deves saber é que infelizmente é algo habitual que sofram este tipo de doenças, e que sete a cada dez gatos sofrem ou sofreram alguma vez na sua vida.

Os sintomas mais comuns do seu aparecimento são o mau hálito, a inflamação e sangrar das gengivas, a formação de uma capa de tons castanhos amarelados (o sarro) ou uma presença anormal de baba. Os casos mais graves de gengivite podem provocar perda de peso pela perda de apetite do animal.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.