Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Conselhos para dar banho ao gato

Conselhos para dar banho ao gatoHá uma ideia muito estendida que diz eu os gatos não são muito amigos da água. Esta crença é certa… em certa medida, pois se habituares o gato desde pequeno à água, o gato vai disfrutar dos momentos no banho.

O gato pode aprender a tomar banho, mas esta aprendizagem deve ser feita na etapa de socialização da cria, ou seja, entre o primeiro e o segundo mês de vida. Nestes meses o gato é recetivo a todos os ensinamentos sociais que queiramos incutir nele. A favor do banho nos gatos dizemos que é uma atividade que reforça a relação entre o gato e o seu dono, tal como ocorre com a escovagem, os mimos e as brincadeiras.

Se continuas a pensar que os gatos não são feitos para a água, queremos demonstrar-te que essa afirmação não está correta. Nem todos os gatos têm medo da água. Há muitos que não só brincam coma a água, como também se banham sozinhos. Um claro exemplo disso é a raça Turco Van, que vive na zona do lago Van na Turquia. O alimento natural desta raça de gatos são os peixes que pescam no rio.

Voltando ao tema do banho dos gatos, deves saber que dar banho ao gato pode ser um atividade tranquila para ele e para ti. Para isso bastará acostumarmos o felino a esse procedimento e seguir umas dicas simples que te mostrarei na continuação.

Como dar banho?

Antes de começar devemos estar cientes que é importante dispor de tempo suficiente, pelo menos uma hora, para poder disfrutar do banho com o nosso gato. Também é conveniente falar e acariciar o nosso ato durante todo o procedimento para acalmar a ansiedade do animal. O ambiente deve ser tranquilo e se for possível, deve ser a mesma pessoa a dar banho ao gato sempre.

O banho pode ser dado em qualquer pia da casa. A única questão que deve ser tomada em consideração é que a água deve estar quente. Deves ter tudo preparado e à mão no sítio onde lhe vais dar banho. Falamos de champô, toalha, secador, etc. Deve-se usar um champô específico para gatos, não utilizar nenhum dos nossos.

Como dar banho a um gatoA água deve estar quente, a uma temperatura de 30 graus, e é conveniente deixar correr um bocadinho a água para que o animal se habitue ao som. Vais molhando o gato pouco a pouco no início com a mão ou com a ajuda de alguma esponja suave, mas nunca com o chuveiro do duche diretamente. O banho o fazemos com caricias, acariciando-o de uma forma suave. Lembra-te que deve ser um ambiente relaxante e calmo.

Com estas caricias ensaboamos o gato e deixaremos que atue sobre o seu pêlo durante uns 5 minutos. Uma vez que esse tempo chegue ao fim, lava o corpo do animal com muita água para que não fiquem restos de sabonete. Se ficarem restos estes podem provocar comichão e desconforto.

Uma vez que tenhas chegado a esta fase chega o momento da secagem do gato. É muito importante secar bem todo o pêlo do gato. Não o podemos deixar húmido a não ser que seja verão e a temperatura o permita. Para secar o pêlo é conveniente começar com uma toalha para secar a maior quantidade de água e logo a seguir com o secador de ar quente.

Nunca utilizes um secador no primeiro dia que dás banho ao gato pois não gostam do ruído e provavelmente não irão mais querer tomar banho. O recomendável nos banhos posteriores é usar algum secador de baixo ruído e ligá-lo uns minutos antes de utilizá-lo para que o gato se habitue ao ruído. Vai aproximando-o aos poucos para que ele se dê conta que é inofensivo. Se apesar das nossas precauções é impossível proceder à secagem, não te preocupes, tem paciência e pouco a pouco ele deixará.

Nestes casos tira a maior parte da água com uma ou mais toalhas secas e deixa que ele se seque num espaço calmo e quente. Lembra-te que nunca se pode deixá-lo húmido a não ser que seja verão e a temperatura o permita. Se não estiver muito assustado depois de estar seco, podemos escová-lo pouco a pouco.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.