Registar | Iniciar sessão
Higiene dos gatos 0 comentarios

Conselhos para limpar as orelhas do gato

Conselhos para limpar as orelhas do gatoPara limpar a nossa mascote de forma adequada e sem lhe causar nenhum dano, o melhor é saber a forma de o fazer corretamente. No seguinte artigo veremos uma serie de conselhos para limpar as orelhas do nosso gato.

Essa limpeza auditiva é indispensável para evitar doenças ou futuros desconfortos nos ouvidos. A limpeza adequada das orelhas das nossas mascotes necessita de certas precauções e cuidados para não lhes causar dano enquanto o fazemos.

O primeiro conselho que devemos ter em conta é o de não introduzir nenhum elemento no ouvido. Recorda que os gatos são muito inquietos e que a qualquer momento podem saltar, por isso, de tiveres posto um cotonete de algodão, certamente com este movimento se irá magoar, incrustar-se e danificar o ouvido do gato.

Para isso a recomendação é apenas limpar a orelha, ou seja, a zona interna da orelha, sem chegar a zona interna do ouvido. Para esta limpeza aconselha-se a usar uma gaze ou material similar que não solte partículas e que esteja completamente esterilizada. Esta esterilização pode ser feita com soro fisiológico.

A limpeza do nosso gato e em especial das suas orelhas deve fazer-se pelo menos uma vez a cada mês. Se o teu gato está muito no exterior, poderás limpá-las mais do que uma vez.

O que fazer na higiene das orelhas do nosso gato

Uma vez que sabemos com que limpar as orelhas do gato e como fazê-lo, é importante conhecer uma serie de advertências de coisas que não devemos fazer.

Já falamos anteriormente de não introduzir objetos ou cotonetes nos ouvidos do gato. Da mesma forma há que ter cuidado quando estejamos a dar-lhe banho para não introduzir água ou sabão no ouvido, já que assim podemos gerar-lhe infeções muito dolorosas.

Os animais costumam ter sistemas de proteção mais potentes que os nossos porque, salvo que se note que há problemas, não devemos tocar nos ouvidos internos.

Recorda que se não estiverem sujas não se deve tocar nas suas orelhas. E no cado de haverem secreções mais abundantes do que o normal, o ideal é levar o animal a um veterinário para diagnosticar um possível problema.

Categorias: Higiene,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.