Registar | Iniciar sessão
Grandes felinos 0 comentarios

Pumas

PumasO puma é um animal carnívoro que está distribuído por toda a América, especialmente em zonas montanhosas e com bosques. Em algumas zonas do mundo, também é conhecido como Cougar, ou como Leão das montanhas.

Este felino é o maior dos gatos. Os machos, que são maiores, medem entre um a dois metros de comprimento mas com uma cauda de 66 a 78 cm. A altura dos ombros é de 60 a 70 cm. Pode pesar entre os 40 e os 100 kg.

Pode saltar uns 9 metros em terreno plano e até 12 desde um ramo de uma árvore.

Tem um corpo flexível que parece alongar-se ao correr, e os seus músculos contraem-se e esticam-se, desenhando-se debaixo da sua pele.

Este é um felino silencioso que se move furtivamente e é o terror dos animais como as cabras, veados, alces, embora também os ratos sejam as suas presas, peixes e aves. Espreita as suas vítimas por cima das árvores e salta do alto, sobre as costas destas partindo-lhes a coluna vertebral.

Está ativo durante as 24 horas do dia, ainda que demonstre preferência pelo amanhecer e pelo entardecer. Pode trepar, saltar, e nadar com muita agilidade, ainda que não se veja na água com frequência. Os pumas nascem depois de um período de gestação de 3 meses, em qualquer época do ano, e é curioso porque se mantém com a sua mãe durante muitos anos.

Devido aos danos que causa ao gado, é perseguido por agricultores e converteu-se numa espécie ameaçada, habitando atualmente zonas áridas. O puma também é conhecido como Leão americano ou Leão da planície.

Categorias: Grandes felinos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.