Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Utilizar a curiosidade do gato para a sua aprendizagem

Utilizar a curiosidade do gato para a sua aprendizagemOs gatos são talvez os animais mais curiosos do mundo, não é verdade? É um dos defeitos (ou das virtudes) que mais têm em comum com o ser humano. Os gatos precisam saber como funcionam as coisas, precisam saber como funcionam as coisas, necessitam saber a que cheiram, o que sentem ao estar lá dentro, qual é a sensação do tato, etc.

Por tudo isto os gatos têm uma tendência natural a observar e a explorar as coisas que os rodeiam. Há gatos mais prudentes que observam bastante antes de explorar, embora os mais atrevidos se aproximem para experimentar e logo se perguntem para que serve.

Esta curiosidade inata que, as vezes, pode parecer que é má e que muitas vezes os mete em situações das que não sabem sair, há ocasiões em que podemos utilizá-la para o bem. Se soubermos gerenciá-la podemos servir-nos dela para a sua aprendizagem.

Um exemplo da curiosidade inata das nossas mascotes pode ser visto quando trazemos um pacote nosso para casa ou recebemos pelo correio. Enquanto tiramos o objeto da caixa, o nosso gato está a olhar para nós e observando os nossos movimentos com grande interesse, e uma vez que o pacote esteja vazio, certamente que se lança como um louco para o interior para ver o que há nele.

Esta mesma curiosidade natural pode ser utilizada por exemplo quando tenhamos que ir ao veterinário com o nosso gato. Não é preciso lutarmos com o gato ou que tenhamos que o tirar do seu esconderijo para metê-lo na caixa de transporte. Experimenta a deixá-la bem aberta no meio da sala e observa o que acontece.

O ideal é que o coloques meia hora antes da hora prevista para sair. O que ocorrerá será que o gato observará a caixa de transporte, cautelosamente, pouco a pouco irã aproximar-se mais dela e certamente acabará por se meter lá dentro para investigar ou simplesmente para dormir uma sesta.

Como vemos, a tarefa é bem simples e aproveitamos esse espirito intrometido que têm todos os felinos para poder levá-lo ao veterinário sem gritos nem miados.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.