Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

A ronronoterapia

A ronronoterapiaA ronronoterapia. O nome desta terapia pode fazer-nos rir, mas é mais séria do que parece, isso garanto. E é que os gatos apresentam efeitos terapêuticos reais e estes cada vez se estudam mais. O ronronar dos gatos nos alivia, liberta tensões, alivia problemas de insónias, liberta pensamentos negativos, etc.

As noites que chego com stress a casa e sem qualquer desejo de falar com humanos, agarro no meu gato, coloco no meu colo e conto-lhe as minhas preocupações. Alojado nas minhas pernas o pequeno me ouve sem contradizer-me e o seu ronronar me tranquiliza. E quando não tenho nada mais a dizer, sigo a acaricia-lo em silencia. E pouco a pouco, sem dar-me conta, vou sentindo-me mais feliz. Não sei se vocês têm a mesma sensação que eu.

Vários estudos recentes mostram que as pessoas que vivem com um gato goza de uma melhor saúde mental que a que vive sem ele. Todos os proprietários constatam que, dia após dia, o poder do seu companheiro com garras faz sentir-se melhor.

O inventor da ronroneterapia é o francês Jean-Yves Gauchet. E o melhor de tudo é que a terapia surgiu quase sem procurá-la. Quando Jean procurava informações para um blogue de ciência que dirigia, descobriu um estudo da associações Animal Voice sobre a comunicação animal.

No estudo viu de forma estadística como depois de lesões ou fracturas, os gatos tinham cinco vezes menos efeitos do que os cães, e que os meninos recuperavam muito mais depressa do que os cães. E partindo daí começou a pensar na hipótese de um verdadeiro efeito restaurador do ronronar.

A hipótese planeava a possibilidade de que graças à emissão deste som os gatos são mais resistentes a situações perigosas. E é que estes “vibram” de felicidade quando estão a dormir, mas também o fazem quando sofrem ou quando estão imersos em situações de stress intenso.

Jean-Yves Gauchet publicou um artigo sobre o tema e procurou voluntários para experimentar os poderes do ronronar com um CD de trinta minutos. O gato “protagonista” do CD chama-se Rouky, e é o gato de um dos seus primeiros pacientes. Os resultados do estudo falam por si: duzentos e cinquenta coelhos da India” sentiram maior bem estar, maior serenidade e maior facilidade para conciliar o sono.

Desde dum ponto de vista puramente físico, estes sons são vibrações de sons em baixas frequências (de 25 até 50 hertz). Estas frequências são utilizadas pelos fisioterapeutas, em ortopedia e em medicina desportiva para reparar fracturas de ossos, para tratar músculos lesionados e para acelerar a cura. Os compositores de música de cinema também utilizam estas frequências para despertar emoções.

Escutar o ronronar de um gato faz com que se active a produção de serotonina, a chamada “hormona da felicidade”, que participa na qualidade do nosso sono e nos nossos estados de espirito. Recentemente estudou-se que inclusive são benéficos para reduzir o desfasamento horário e a fadiga associada ao jet lag.

Para terminar gostaria de deixar uma pergunta. Sabemos que os gatos ronronam para sarar e sentir-se melhor, mas acreditam que também ronronam voluntariamente para fazer bem a nós próprios? Eu gostaria de acreditar que sim. Como dado deixo-vos o testemunho de uma psicanalista que sustem que o seu gato está nas suas sessões e que este fique em silencia no seu lugar, salvo nas situações mais difíceis, quando se sobe ao divã com os pacientes.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.