Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

O ronronar dos gatos

O ronronar dos gatosVamos pôr-nos na situação: Estamos no sofá tranquilamente vendo um filme. De repente chega o nosso gato, encosta-se aos nossos joelhos e relaxa neles quase de imediato. E começa a ronronar. Um pequeno motor suave, constante, que tem como objetivo, entre outros, provar-nos o muito que gosta de nos e a confiança que tem por nós.

E este ronronar provoca em nós um relaxamento extremo. Porquê? O que é que faz com que este som nos tranquilize? Quais são os motivos pelos quais os gatos ronronam? Vamos descobrir a seguir as caraterísticas dos gatos e os efeitos que tem nos animais e em nós mesmos.

A primeira coisa que temos que saber é que todos os felinos ronronam, não só os nossos gatos. O que muda de uns para os outros é a intensidade. Por exemplo, enquanto o ronronar de um gato pode ouvir-se a um metro de distância, o de um leopardo pode ouvir-se até a quarenta.

O ronronar é a primeira forma de comunicação que os gatinhos têm. Esta aparece após os 2 dias de vida, durante a lactação, e é um modo de comunicação entre a mãe e o seu pequeno. O ronronar é o primeiro grito que emite com os seus choros. Também pelo ronronar a mãe responde aos seus pequenos.

Os gatos não têm órgãos dedicados especialmente ao ronronar. De fato a sua explicação não é de todo clara, e existem várias hipóteses tratando de o explicar. A vibração da veia cava, amplificada pelos brônquios, a traqueia e as cavidades nasais, ou a vibração das cordas vocais falsas, a ossificação parcial do osso hioide, a contração da fibra muscular do paladar brando, do diafragma ou dos músculos intercostais são os supostos mais reafirmados.

O zumbido é causado por uma contração muito rápida dos músculos da laringe que comprimem e dilatam a glote e causam uma forte separação das cordas vocais, originando o ronronar. Esta hipótese baseia-se na eletromiografia dos músculos da laringe do gato doméstico, que mostra um padrão muito regular e estereotipado que compreende um pico que se apresenta de 20 a 30 vezes por segundo, o que induz uma tensão regular da glote.

O ronronar é uma vocalização geralmente associada ao contato, tanto que um congénere amigo, como com um ser humano ou inclusive um objeto (por exemplo, com uma almofada, quando o gato a amassa com as suas patas). Contudo pode apresentar-se sem nenhum tipo de estímulo externo.

O ronronar produz-se quando o animal sente prazer, mas também quando mostra sofrimento. A sua intensidade varia segundo o estado emocional do animal. De fato, os veterinários observam frequentemente gatos ronronar quando estão continuamente stressados, feridos ou inclusive a ponto de morrer.

O gato ronrona com maior frequência para expressar dependência. Por exemplo, o gatinho depende da mãe e do seu leire, chama a atenção do homem para que cuide dele e o acaricie, etc.

O ronronar também tem um papel importante nas relações sociais dos felinos já que através deles comunicam o seu estado ao ambiente humano ou felino. Por exemplo, um gatinho ao ronronar informa a sua mãe que está bem, os gatos adultos mostram que o seu ronronar o prazer das carícias, etc.

E o que provoca este incrível som em nós, os seres humanos? Pois como já saberás tem um efeito muito benéfico, sobretudo pelo efeito relaxante que este tem em nós. O stresse desaparecerá se tivermos um gato no nosso colo a ronronar e pouco a pouco sentiremos um relaxamento interno indescritível.

A repercussão dos seus efeitos positivos ainda não estão totalmente estudados, mas estão a ser levados a cabo testes de terapias com sons de ronronar de gatos. De momento sabe-se que reduz a dor aguda e crónica dos doentes, e que tem um certo grau de repercussão na circulação local e a oxigenação do sangue, e na geração de crescimento de novo tecido.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.