Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Relação entre gatos e humanos

Relação entre gatos e humanosDos animais domésticos, os gatos são os que mantém uma relação mais especial com os humanos já que esta não se baseia na obediência, mas sim no respeito mutuo. Um gato é um ser independente mas que mantém uns laços afetivos que não costuma romper na sua vida.

Os gatos mantém o seu instinto natural apesar das muitas gerações que passaram como animais de companhia. Conhecem o estado de espírito das pessoas e aproximam-se ou afastam-se delas automaticamente, pelo que nunca incomodam.

Os gatos são animais muito limpos, sociáveis, que gostam de explorar, são tranquilos e pacíficos, adaptam-se aos novos ambientes de forma rápida, são inteligentes e estão sempre à procura de novas metas para superar, … como vemos são uma das melhores companhias que podemos ter.

O único problema que podemos encontrar com os gatos é sermos alérgicos a eles, já que são um dos animais que melhor companhia nos pode fazer. Podem dormir no nosso colo e brincar connosco, sabem estar presentes quando precisamos deles, e acompanhar-nos quando estivermos sozinhos.

Está demonstrado que acariciar os gatos relaxa os seres humanos e reduz o stresse nos gatos, pelo que é um exercício saudável para ambos sempre que o façamos convenientemente.

Há que deixar que nos cheirem, acariciar primeiro a cabeça e depois baixar para o lombo até à cauda. O que não gostam é que acariciemos a sua cauda nem as suas patas. Os gatos gostam muito de ser acariciados, pelo que costumam vir eles mesmos procurar-nos, ronronam, roçam-se contra nós, chamam a nossa atenção até que conseguem o seu objetivo e conseguem carícias.

Isto é, como animais independentes que são, há momentos para tudo. Não os incomodes quando comem nem quando se estão a lavar. Nunca os acaricies contra o pelo, porque não gostam.

As crianças pequenas e os gatos não têm problemas de convivência. Apenas se recomenda não deixar os bebés sozinhos com os gatos por precaução, mas não são como os cães que podem comportar-se de forma mais violenta. Se os deixarmos tranquilos, eles deixam-nos tranquilos.

Um gato pode viver uns 15 anos normalmente, e serão anos de mútua companhia. Viveremos junto a um caráter independente, observador, sempre procurando novas metas, ativos e despertos. Uma companhia que nos preencherá e que nos fará falta quando se separar de nós.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.