Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 1 comentarios

Problemas com a caixa de areia

Problemas com a caixa de areiaSe chegaste até este artigo é porque tens problemas com o teu gato e com a forma que este usa a caixa de areia. E já que falamos disso, sabias que 95% dos problemas relacionados com a caixa de areia são causados por nós os seres humanos?

Sim, assim o é. Muitas vezes por comodidade, por desconhecimento e por incompreensão cometemos erros que fazem com que os gatos não queiram utilizar as suas caixas de areia. Pelo que antes de deitar a culpa às nossas mascotes, vamos analisar o que é que fazemos mal e deveríamos mudar.

As causas para que um gato não queira utilizar a sua casa de areia são diversas, e vamos tentar explicá-las no seguinte artigo. Na continuação analisaremos o envolvente do animal, as caixas que dispõe, a localização, o tipo de areia, etc.

Talvez te tenha surpreendido ler do número de caixas de areia que dispõe o animal, mas é que é sempre necessário ter uma a mais do que o número de gatos que temos em casa. Se temos um gato, devemos ter duas caixas de areia. Se temos dois, serão três as que necessitamos. E assim sucessivamente. E cada uma delas deve estar num sítio diferente.

As razoes são as seguintes: Em primeiro lugar porque alguns gatos são muito delicados e se negam a usar uma caixa de areia que já foi usada à pouco tempo, pelo que necessitam de outra caixa. Para além disso outros gatos se negam a fazer as suas necessidades onde urinam.

A limpeza da caixa é outra das problemáticas que geralmente aparecem. Como dissemos anteriormente, muitos animais se negam a utilizar a caixa quando já foi usada. Por isso devemos limpar a caixa pelo menos uma vez por dia. E por isso é muito prático que o gato disponha de duas caixas onde realizar as suas necessidades.

Dissemos igualmente que as caixas devem estar em diferentes lugares da casa. Porquê? Como observámos os gatos têm uma rotina que lhes leva a descansar e a vigiar o seu território a partir de diferentes lugares.

Ao ter as caixas em lugares diferentes, o gato sentirá atração por usá-las quando estiver a a realizar as suas rondas diárias. Para além disso as caixas também podem servir como ponto de marcação, porque já sabemos que o animal se baseia na identificação territorial. A caixa para eles é como um sinal a dizer: “estás na minha casa”. Ao marcar a caixa nos poupará que marque as paredes ou o tapete.

Continuando com a colocação da caixa, se tu fosses um gato gostarias de ir à casa de banho no final de uma longa caminhada no sótão, perto de um eletrodoméstico ruidoso ou num sítio onde todos possam verte? Não é muito atrativo, certo? Bem, pois devemos pensar nisso também para os nossos gatos.

Este é um erro que comete-se muito e que faz com que os gatos se privem de usar a caixa de airea. Devemos então colocar a caixa de areia num lugar longe de espaços concorridos e ruidosos, mas onde o gato passe regularmente.

Por último falaremos do tipo de forragem que utilizaremos para as caixas. Os gatos preferem o mesmo que utilizaram desde pequenos, seja do tipo que for. Muito cuidado também para as que têm aroma, que muitos gatos podem não gostar. O gato tem vontade de sentir o seu odor ao chegar à caixa.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Olá,

adoptei um gatinho recentemente e como nunca tinha tido gatos, andei a pesquisar bastante sobre o assunto.

Não gosto muito de toda a situação com a caixinha da areia. Encontei um produto, chamadado citikitty

http://lisboacity.olx.pt/citikitty-portugal-kit-de-wc-para-gatos-iid-448375601

comprei e tenho estado a treinado o meu bichano a ir fazer as suas necessidades na nossa sanita, e esta a correr muito bem, alguém já experimentou?

coloquei o link para terem mais informações do produto que comprei.

Obrigada
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.