Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Porque é que os gatos têm medo da água?

Porque é que os gatos têm medo da água?Certamente que já tentaste molhar o teu gato, ainda que sejam só umas gostas, e comprovaste a sua reacção: odeia a água! E é que a grande maioria dos gatos odeia a água. Mas porquê esse ódio? Nas seguintes linhas trataremos de desvendar o mistério.

E é que os gatos não gostam de água por norma. Gostam muito pouco de se molhar apenas um pouco, pelo que imagina o que deve ser para eles meter o corpo inteiro, cabeça incluída. A origem deste medo encontramos precisamente nas origens dos gatos.

A maioria das raças de gatos provém do Médio Oriente e de regiões desérticas. Apenas com a evolução destes animais foram conhecendo zonas florestais onde a água era mais frequente. Isto explica porque muitos gatos não têm confiança nesse liquido estranho e porque outros sim têm.

Um claro exemplo destes últimos são os gatos Bosque da Noruega, nascidos e crescidos ao lado de grandes lagos e rios. Estes não têm problema nenhum com a água e inclusive dão-se um banho de vez em quando. Raças amantes da água também podemos encontrar os Maine Coon e os siberianos.

O mais estranho de tudo é que os gatos são grandes nadadores, sendo esta habilidade algo inato e natural para eles. Claro que isso não quer dizer que podemos atirar os nossos gatos para a piscina, certo? Não devemos deixar um gato sem supervisionamento num sítio onde haja algo liso algo liso e grande o suficiente para eles caírem la para dentro e ao tentarem sair desesperadamente acabaremos por morrer afogados.

E agora é quando posso-te perguntar: “se não gostam de água, porque é que se arriscam a andar perto dela?”. A resposta é acaba por ser paradoxa mas correcta: os gatos adoram a água! Vê-la, não tocá-la, mas adoram-na. Certamente que já visto mais do que uma vez olhando com ar de fascínio para a água que sai da torneira. É um liquido que se move, que não se detém e é misteriosa para eles. Por isso a torneira que pinga é um pouco como a televisão dos nossos gatos.

Mas o que é certo é que geralmente não se atirarão voluntariamente à água. De resto são animais que nunca aprenderam a pescar, como os ursos, por exemplo. Os gatos não associam que o rio está cheio de peixes.

E uma vez sabido todos estes dados… podemos habituar os nossos gatos à água?

A resposta é sim, mas devemos fazê-lo paulatinamente e, se for possível, desde uma idade muito jovem, Utiliza-se sempre água quente (já sabes o quanto os gatos gostam de calor) e, sobretudo, fá-lo num sítio calmo, com pouca gente e pouco ruído ao redor.

Lava-o num pequeno recipiente no chão. Assim vai-se acostumar pouco a pouco a este liquido estranho, e com o passar do tempo será algo natural para o teu animal.

Gostaria de terminar com outros paradoxos como o que vimos anteriormente. E é que o medo da água é algo que também se apresenta nos seus irmãos maiores, os grandes felinos, ainda que não em todos. Os leões e os leopardos custa-lhes cruzar um rio e só o fazem por estrema necessidade. Pelo contrário os jaguares e os tigres desfrutam da água, caça habitualmente e inclusive nadam contentes. A natureza é estranha e caprichosa muitas vezes, não achas?

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.