Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 1 comentarios

Os gatos podem prever o futuro?

Os gatos podem prever o futuro?Os gatos podem prever o futuro? Pois nós somos um pouco reticentes a crê-lo, mas reunimos algumas das crenças populares mais estendidas ao longo da história para que as conheças e para que nos digas se crês nelas, ou se alguma vez viveste algum tipo de experiência semelhante.

Uma das crenças mais estendidas é a que afirma que os gatos podem prever uma visita próxima. Uma variante desta afirma que se um gato limpa a sua pata e depois mexe na sua orelha esquerda, ele está a anunciar-nos uma visita.

Igualmente existe outra que diz que se um gato entra onde nós estamos e limpa as patas e a cara, também nos está a anunciar a chegada de alguém na nossa casa.

Existem muitas outras crenças que afirmam que os gatos podem trazer-nos muito boa sorte, como por exemplo a que sustem que a primeira pessoa solteira a que um gato olha exatamente depois de se ter limpo vai casar brevemente.

A história também nos mostra que os gatos foram “pitonisos” do futuro ao longo da história. A amostra mais clara era o pala dos gatos no Antigo Egíto, onde estes animais não só eram sagrados, como também para os sacerdotes eram videntes do futuro próximo.

E como o previam? Pois os gatos eram observados dia e noite, e analisando os seus movimentos e a sua forma de comportar-se, os sacerdotes registavam tudo o que viam para prever um evento futuro.

Antes falávamos da capacidade de um gato para prever um casamento próximo, mas sobre este tema há mais “lendas visionárias”. Por exemplo crê-se que quando duas pessoas se casam e há um gato no casamento, este vai ser muito feliz durante a vida inteira.

Os espirros dos gatos também podem significar coisas, como riqueza por exemplo. Ou sorte para uma noiva se no seu dia do seu casamento um gato preto espirra perto dela.

A presença de um gato em sonhos também é interpretada pelas lendas como um símbolo de predição, ainda que neste caso não é de boa sorte. Pensava-se que se no teu sonho aparecia um gato era sinal de azar, ainda que pessoalmente cria que as pessoas que têm gatos em casa sonharam muito com elas e, no meu caso por exemplo, fico muito feliz sempre que sonho com eles. Mas bem, são crenças e eu apenas mostro as muitas que giram em torno das nossas mascotes.

Por último gostaria de terminar com uma lenda que acredito, ainda que por razões diferentes. A crença popular diz que se um gato escolher-te e tu o adotares, este vai-te acompanhar durante toda a sua vida e inclusive depois da sua morte.

Esta crença parece-me que se funde com algo que, na minha opinião, ocorre sempre, escolha-nos o gato ou não. Quando adotamos um gato e vivemos toda a nossa vida com eles, esta nos acompanha e estão sempre juntos a nós. Mas nós igualmente estamos sempre com eles, porque passam a fazer parte da nossa vida e, como tal, estão sempre nos nossos corações. E o estarão sempre, ainda quando infelizmente deixam de estar fisicamente.

E vocês o que pensam destas crenças? Já tiveram experiência com alguma delas ou pensam que alguma destas pode estar correta?

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Gostava muito de adoptar/comprar um gato siames de puro sangue,alguem sabe de alguma ninhada?Obrigada
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.