Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

O que fazer se um gato nos morder?

O que fazer se um gato nos morder?É fácil receber uma mordidela de um gato ou ser arranhado por ele. Passamos uma boa parte do tempo com eles e é importante saber que uma dentada, sobretudo de um gato, não deve ser levada de ânimo leve. Há coisas que devem saber-se.

Doenças que podem ser contraídas

O melhor dos casos é termos sido mordidos ou arranhados pelo nosso próprio animal de estimação, pois se for um gato vadio ou um animal do vizinho não sabemos exactamente quantas bactérias ou doenças o animal pode ter. As crias de gatos podem transmitir uma infecção basteriana conhecida como doença da arranhadura de gato, ainda quando pareça apenas um arranhão.

A raiva apesar de ser muito rara de ser transmitida em Portugal e normalmente todos os países têm vacinas para a doença, assim como contra o tétano, mas são vacinas que necessitam de reactivação mesmo que já a tenhamos levado. Nunca se pode estar suficientemente seguro em relação a doenças mortais. A lista de infecções que as unhas de um gato vadio pode ter é enorme, ainda que qualquer animal sem a vacinação e higienização adequadas é potencialmente perigoso.

As pessoas normalmente temem as dentadas dos cães pela extensão que a mordida tem ou pela marca que provocam, mas a mordida de um gato pode ser muito mais perigosa, e na maioria dos casos é realmente assim que se trata.

A mordida de um gato penetra de forma mais funda do que a do cão devido aos seus dentes afiados. Também é perigoso considerá-la pouco grave já que as mordidas de gato são igualmente perigosas sejam elas superficiais ou profundas.

O que devemos fazer

Se a mordida for na mão, como frequentemente se sucede com os gatos, qualquer bactéria pode propagar-se rapidamente devida às características anatómicas do nosso corpo. Em caso de sangramento é necessário aplicar pressão sobre a ferida para parar o sangramento.

Se foi um animal vadio, observa a zona onde ocorreu para o caso de necessitar de apanhar e observar o animal, saber exactamente onde o podemos encontrar. Esta operação não deve ser feita por ti mas sim por profissionais.

A primeira coisa que faremos é, na medida do possível, lavar com água abundante e sabão toda a mordida, na ferida e arredores, para eliminar os restos de saliva. Logo poderás aplicar qualquer desinfectante, água oxigenada ou álcool sobre a ferida.

Atenção médica

Depois de teres-te assegurado que está limpa (ou ainda que não a tenhas podido limpá-la), acudiremos imediatamente o médico. Isto não dá para evitar, já que no pior cenário pode significar a diferença entre a vida e a morte.

O médico de emergência pode avaliar se necessita de limpar, coser ou intervir doutra forma na mordidela. Também pode ser necessário antibióticos e quase obrigatoriamente deverá indicar-te vacinas contra o tétano e raiva.

O teu animal de estimação pode morder-te e arranhar-te muitas vezes durante toda a sua vida. Deves ensinar-lhe adequadamente que esta prática não é boa, para que deixe de o fazer. A maioria das vezes não será nada se o animal estiver bem cuidado em relação à sua higiene, vacinas, alimentação e análises do veterinário.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.