Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Gestação de uma gata

Gestação de uma gataUma gata alcança a maturidade sexual aos seis meses, mas continuará a desenvolver-se até aos dez meses. Na hora de decidir o seu acasalamento é aconselhável que a gata tenha pelo menos dez meses e que o macho tenha mais que um ano.

Um acasalamento três vezes por dia durante três dias é o suficiente para a gestação do número máximo de crias possíveis.

A duração total da gestação de uma gata, desde o acasalamento até ao parto da gata, pode oscilar entre 57 e 70 dias, embora costume rondar os 65.

Durante as primeiras três semanas posteriores ao acasalamento, os embriões adquirem um tamanho aproximado de um centímetro e já se pode distinguir a cabeça. No final desta fase a gata apresentará uns mamilos rosados e firmes, vendo-se também a queda do pelo em redor destes, um sinal que confirma a gravidez do animal. Por outro lado, a produção da hormona progesterona aumenta consideravelmente na gata.

Na quarta semana o aumento do feto é visível, chegando a um tamanho de dois centímetros e meio, e apreciando-se externamente o aumento de tamanho e peso do animal. Na quinta semana, o desenvolvimento do feto duplica, chegando a um tamanho perto dos cinco centímetros, podendo ver-se as garras nos dedos do feto e também olhos e orelhas. Neste momento a gata irá procurar um lugar cómodo para parir e é aconselhável proporcionar-lhe uma caixa que que seja confortável para o parto, isto irá acalmar o nervosismo do felino.

Chegada a sétima semana, os fetos têm um pelo fino e transparente que cobre todo o seu corpo, que na seguinte semana alcançará a aparência que terão ao dar à luz e o seu tamanho será aproximado ao do parto, tendo o feto acabado de se desenvolver.

A gata terá as suas glândulas mamárias preparadas e será frequente que pinguem de leite. Irá mostrar-se com uma intranquilidade crescente conforme a aproximação do momento do parto.

O parto da gata dura várias horas e costuma ocorrer o primeiro nascimento, passadas duas horas da primeira contração. Posteriormente, a gata terá mais contrações e o resto das suas crias irá nascendo.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.