Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Erva-gateira para gatos

Erva-gateira para gatosQue erva é esta que provoca uma euforia que nos faz pensar que o gato ficou louco? Salta, corre, persegue ratos imaginários e volta para o pé da erva quando passaram os efeitos. É algo que pode afectar negativamente o teu gato? Vamos explicar na continuação:

Nepeta Cataria ou erva-gateira

A Nepeta Cataria, erva-gateira ou menta de gatos, é uma planta medicinal que as pessoas têm utilizado durante séculos. Cresce normalmente em caminhos sem cultivar por toda a Europa e Ásia. O seu género foi denominado Nepeta pela palavra “nepa”, que no latim significa escorpião. A razão é a antiga crença de que esta planta podia curar a picada do escorpião, ainda que na realidade apena aliviava graças aos seus efeitos analgésicos locais e gerais.

Foi utilizada desde dos tempos romanos como analgésico. Também foi usada como infusão, emplastos, mascada e inclusive fumada. Tem propriedades curativas para aliviar dores, febre e mal-estares gastrointestinais. Devido às suas propriedades reguladora menstrual não é aconselhada para mulheres grávidas, ainda que em lactantes pode ser útil na formação de cataplasmas sobre os seios inchados. De qualquer forma consulta sempre o médico antes de utilizar esta planta para fins medicinais.

O que faz a erva-gateira nos nossos gatos?

Para os gatos esta planta é irresistível. Quando o gato aproxima-se começa a cheirá-la, rodeá-la, mordiscá-la e a comê-la. Uma vez que tenha consumido, o gato terá alucinações, começará a rodar sobre si mesmo, ficará brincalhão, correrá, poderás vê-lo a saltar sobre algo imaginário e inclusive a perseguir-te por toda a casa. O efeito durará uns minutos. Quando terminar, o gato voltará para o pé da planta para mais.

Entre efeitos pode passar uma hora ou mais mas o gato disfrutará muito destas loucas excitações que a erva produz-lhe. Sabe-se inclusive que felino maiores como os tigres podem experimentar os efeitos da Nepeta Cataria. Se o gato é pequeno ou muito velho pode acontecer que a planta lhe provoce poucos efeitos ou seja efectivamente indiferente. Ela atrai mais as fêmeas do que os machos. Também não é raro que não seja atractiva para algumas raças de gatos.

É má para o teu animal de estimação?

De todo. A Nepeta Cataria não é danosa para o teu animal. Não contém químicos tóxicos nem é viciante. O teu gato saberá quando parar de mastigá-la ou quando já tenha obtido suficientemente os seus efeitos e não voltará a estar com ela durante algum tempo. Mas a planta é inofensiva para o gato.

Existem brinquedos como bolas e bonecos no mercado que vêm repletos de folhas secas para estimular e exercitar os gatos. Podes adquirir sementes para plantar nalguns vasos dentro de casa ou no teu jardim. Será excelente para exercitar e divertir o teu gato.

Explicação dos seus efeitos

Não foi possível determinar com exactidão as causas dos seus efeitos no cérebro do gato. Sabe-se que ao mastigá-la uma substância química chamada nepetalactona liberta-se na boca do felino. Esta substância é detectada e recebida pelo órgão de Jacobson, o qual está situado no final do nariz do gato. O ar impregnado de nepetalactona atravessa este órgão devido à pressão da língua contra o céu-da-boca, o que para além de cheirá-lo permite “saboreá-lo”. Isto desencadeará os efeitos que observamos no gato.

Sabe-se que a nepetalactona está quimicamente relacionada com a urina das fêmeas, o que pode explicar o efeito embriagador nos machos. Produz o mesmo efeito nas fêmeas, inclusive mais do que nalguns machos. É importante saber que se a planta não produzir atracção nem efeitos eufóricos no animal tendo-lhe sucedido no passado, significa que o ambiente é stressante para o gato, está ansioso ou doente.

Cultivo da erva-gateira

Trata-se de uma planta perene, ou seja que cresce o ano inteiro. Uma vez que observes os começos da floração deve cortar os caules uns 8 cm acima do solo. Uma vez cortados os caules, procederemos a tirar as folhas para secá-las.

Estende-as sobre uma bandeja num local fresco e arejado fora do alcance do gato até que estejam prontas, cerca de 15 dias depois de estarem expostas.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.