Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Dor pelos nossos gatos

Dor pelos nossos gatosA perda de um animal de estimação é um dos momentos mais duros que um apaixonado pelos animais pode viver. São muitos os momentos que vivemos juntamento com os nossos gatinhos, que fazem parte da nossa família e um pilar fundamental nas nossas vidas.

Para além da dor própria da sua grande perda, muitas vezes a dor é ainda maior devido à incompreensão que nos rodeia, já que muitas vezes as pessoas não entendem porque é que afecta tanto a sua partida. E essa falta de entendimento pode alimentar ainda mais a nossa dor, por não encontrarmos com quem compartilhar a nossa dor e a nossa pena.

Se infelizmente viveste esta terrível situação e queres compartilhar a tua dor e procurar consolo, toda a nossa comunidade entende perfeitamente o que sentes, pelo que este é um dos melhores lugar onde podes estar. Para além disso vamos oferecer-te uma serie de conselhos que te ajudarão a compreender a tua dor e a canalizá-la da melhor forma possível.

A primeira coisa que queremos dizer-te é que deixes sair toda a tua tristeza, porque é normal que sintas esse desespero que agora experimentas. É importante não esconder a nossa dor por medo ao ridículo ou, pior ainda, auto ridicularizarmos por o sentir ou negar inclusive que o sentimos. As emoções devem sair e devemos encontrar uma forma de expressá-las.

Os chamados “rituais” são uma excelente forma de canalizar as emoções. Podemos, por exemplo, organizar em honra do nosso amado companheiro uma pequena cerimónia para destacar a sua importância nas nossas vidas, fazem uma montagem de imagens com as nossas recordações mais apreciadas, plantar uma árvore em sua honra ou encontrar um lugar onde sentimos a sua presença. Não há nenhuma regra que diga o procedimento: o importante é sentir que este ritual é importante para nós e que nos liberta de um certo peso emocional.

Na nossa dor há quatro passos que sem querer passaremos e experimentamos. Estes são os seguintes:

Negação: A primeira que experimentaremos é a negação do nosso amigo. Alguns superam esta etapa em pouco minutos, outros podem demorar alguns dias, mas pouco a pouco todos temos que aceitar a dura realidade da ausência do nosso companheiro.

Expressão das emoções: Tristeza, raiva, culpa, … As emoções surgirão de forma muito intensa, tanto física como psicologicamente. Como dizíamos anteriormente, é importante expressá-las invés de reprimi-las. Esta etapa pode durar várias semanas. As emoções que primeiro serão intensas, felizmente pouco a pouco irão diminuindo a sua intensidade. Ainda que nos custe, apenas o tempo poderá fazer o seu trabalho.

Aceitação: Passada a segunda etapa chega a fase da aceitação da morte do nosso companheiro. As emoções ainda continuam connosco, mas estas estão mais contidas e não nos afligirão tanto. Estas podem inclusive ser positivos voltando com doces recordações, tristes mas felizes.

Criação de novos relacionamentos: Como amante dos animais, certamente que um dia voltamos a querer compartilhar momento incríveis com um companheiro de quatro patas. O ideal é não força esta fase, porque “substituir” o nosso antigo amigo é impossível.

Muitos cometem este erro, mas não podemos procurar preencher o vazio de um companheiro adoptando outro, porque acabaremos por compará-los e não têm porquê de serem iguais. Supera a tristeza da perda do teu grande amigo e prepara-te para dar outra parte do teu coração a outro amigo, mas a parte que era do primeiro sempre será sua, porque estará sempre no seu coração.

A partir daqui sentimos com todo o coração essa grande perda que acabas de sofrer e acompanhamos-te nos teus sentimentos, porque entendemos perfeitamente. Esperamos que estas palavras de compaixão te aliviem e incentivamos-te a que compartilhes connosco a tua dor, porque entre todos será mais fácil. 

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.