Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Crenças sobre os gatos e a climatologia

Crenças sobre os gatos e a climatologiaNão é a primeira vez que o comentamos, mas os gatos ao longo dos milénios sempre foram envoltos em várias crenças. Hoje vamos ver uma nova serie de mitos e ideias que se tinham ao redor deles e a climatologia para que vejas o curiosas que podem resultar.

Ainda que quem sabe, talvez algumas delas te pareçam credíveis. Se for assim, lembra-te que adoraremos ler a tua opinião nos comentários do artigo.

E começamos com uma opinião que estava muito difundida entre os marinheiros, e é que estes pensavam que os gatos podiam prever o tempo. Por exemplo afirmavam que os gatos pretos eram um pressagia de má sorte e que causavam mau tempo para pescar. Pobres dos gatos pretos, não é?

O que pelo contrário acontecia com os gatos atigrados, que se acreditava que atraíam a boa sorte. Uns com tanto e outros com tão pouco, e apenas por causa da cor do seu pelo.

Uma crença que apenas se estendia entre os marinheiros japoneses é uma que sustinha que a presença de um gato tricolo num barco queria dizer que o barco se iria encontrar com uma grande tempestade. Isso se acreditava até certo ponto que muitas partidas de pescadores eram canceladas devido à presença de um gato tricolor.

Passemos agora ao Antigo Egito. Os egipcios naqueles tempos pensavam que um gato era capaz de prever o bom tempo se este se lambesse e começasse a limpar a parte posterior das suas orelhas, que anunciava a chegada do bom tempo. Ainda que coisa dos mitos, esse mesto gesto na China assinalava chuva iminente. Curiosa contradição, não achas?

Seguindo as previsões do comportamento e a climatologia, durante muitos anos houve pessoas que acreditavam que se um gato arranhava os tapetes e as cortinas era sinónima que o vento ia soprar com força.

Os espirros dos gatos também foram objeto de suposições, e outra vez os marinheiros pensavam que ia começar a chover se um gato espirrasse. Pensavam também que se um gato lambesse a sua pele com insistência estava a anunciar uma tempestade de granizo.

Continuamos com mais crenças incríveis. Os primeiros colonos americanos pensavam por sua vez que se um gato se sentasse à frente do fogo de costas para este, o que queria dizer é a chegada de uma onda de frio.

E terminamos com mais uma crença dos marinheiros, que como vemos tinham uma relação muito próxima com eles. Esta afirma que estes utilizavam o comportamento do gato para saber as caraterísticas da navegação. Um gato feliz e brincalhão era uma viagem com vento calmo e boas ondas, enquanto um gato a miar em voz alto anunciava uma viagem difícil e tempestuosa.

E foram até aqui as crenças dos comportamentos dos gatos e a climatologia. Não sei se muito destes mitos eram conhecidos por ti, mas a mim são muito curiosos.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.