Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Controlo dos pêlos dos gatos

Controlo dos pêlos dos gatosOs pêlos dos gatos, que beleza dão aos nossos animais de estimação e quantos “problemas” nos dão a nós próprios. É importante existir hábitos de higiene e o pêlo dos gatos não deve ficar de forma, mesmo que eles tratem disso eles próprios.

A perda de pêlo é algo natural nos felinos (sempre que seja numa quantidade razoável, claro). Este renova-se constantemente para que o animal possa proteger-se de uma forma efectiva do frio, do calor, da humidade e da poluição.

Especialista estudaram a quantidade de pêlos que os gatos perdes por ano, sendo que perdem geralmente umas 28 gramas de pêlo por quilo. Ou seja, um gato de 5 quilos perde por ano 140 gramas de pêlo. Como um único pêlo não pesa quase nada, imaginemos a quantidade de pêlo que são para alcançar esse peso. Mas não nos desanimemos que há soluções para tratar deles.

A primeira coisa que devemos ter clara é que a perda de pêlo do nosso animal de estimação seja o habitual. Isto nos pode dizer o nosso veterinário, que nos dará indicações de se tudo está bem. Em caso de não estar, um complemento alimentar ou uma dieta mais equilibrada reduzirá significativamente o problema.

Devemos saber que na higiene habitual que os nossos gatos fazem eles podem ingerir 2/3 partes do pêlo morto que têm, por isso devemos actuar sobre estes pêlos mortos. Como? Com uma escovagem regular do seu pêlo. Ao fazer isso eliminamos os seus pêlos mortos e evitamos os problemas das bolas de pêlo. Se vês que o teu gato não se acaricia diariamente, visita um veterinário urgentemente porque algo se passa.

A escovagem é essencial, tenhas uma raça de pêlo curto ou comprido. Se são de pêlo curto a regularidade será menor, mas pelo menos 2 escovagens semanais deves dar também, sobretudo em altura da muda. Existem utensílios diferentes para a escovagem dos nossos animais dependendo principalmente do pêlo destes. Informa-te na tua loja de animais preferida.

Para os pêlos que vão ficando pela tua casa, o aspirador é o teu aliado. Quanto mais potente for, melhor para os teus tapetes e sofás. Se puderes adquirir um aspirador de mão será mais prático aspirar almofadas, cadeirões e sofás. Procura aspiradores equipados com filtros especiais para apanhar as partículas mais pequenas.

Para elemento pêlos de móveis podes utilizar uma esponja ou uma toalhita húmida. Com movimentos circulares de uma luva de látex podes tirá-los da roupa.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.