Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Conselhos para eliminar os pêlos de gato na roupa

Conselhos para eliminar os pêlos de gato na roupaQuando o gato chega a tua vida chega também com os seus pêlos, os quais são parte da sua beleza. Se o teu gato não pertence a raças sem pêlos como a Peterbald, e para além disso te incomodam os pêlos por toda a casa, deves ler os seguintes conselhos.

COISAS A EVITAR

Vestir o gato pensando que isto eliminará a distribuição de pêlos pela casa é uma forma incorrecta de encarar o assunto. Primeiro os gatos sofrerão o calor da peça de roupa já que o seu abrigo natural é suficiente dentro de casa. Se o gato sair ao exterior com a roupa posta existe o perigo de prender-se e sofrer um acidente. Lembra-te que é um felino que adora saltar, trepar e brincar com objectos distintos. Uma roupa que cubra parcial ou totalmente o gato é desnecessária e incómoda.

A roupa capta demasiada sujidade e parasitas, os gatos estão constantemente a lamberem-se, pelo que para além do incómodo de não o poderem fazer, existe o risco de ficarem doentes.

No caso de uma temperatura extrema e de doença no gato poderás colocar um cobertor, mas a roupa será muito incómoda e não é nunca recomendada para reduzir o pêlo em casa, muito menos nas mudas.

TRUQUES PARA ACABAR COM OS PÊLOS

Em geral o gato de interiores muda com mais frequência, portanto se tiveres um pátio amplo estimula o teu gato a brincar lá fora, isso aliviará muito a quantidade de pêlo dentro de casa.

A escovagem eliminará a maioria do pêlo que o gato deixa solto pela casa, enquanto mais frequente o escoves, menos pêlo deixará na tua roupa e móveis. A escovagem diária do gato não só protege o seu pêlo e alivia o excesso de pêlo soltos, como também protege a sua pele. Se não podes escová-lo frequentemente, compra uma escova de parede das que se colocam na parede para que o gato sozinho possa escovar-se a si mesmo ao esfregar-se nela.

Rolos tira pêlo e adesivos são outra variante, inclusive combinando-a com outras, já que ainda que a escovagem é muito efectiva, quando acaricies e abraces o gato a tua roupa ficará com pêlos outra vez. Os rolos tiram o pêlo da roupa, cama, móveis da casa, etc. Podes adquirir em grandes superfícies ou em locais especializados em animais de estimação por poucos euros.

TRUQUES CASEIROS

Uma alternativa ainda mais económica é enrolar as mãos em fita adesiva e tocar na roupa com esta para que os pêlo fiquem pegados. Ainda que é mais incómodo porque não a podes deslizar como o rolo que roda e portanto é mais lento, mas é uma alternativa se não encontrares o rolo.

Evitar que o gato entre nos armários é importante também já que aí concentra-se toda a nossa roupa, não só a que levamos vestida. Esta é uma medida preventiva que nos poupará grande parte do trabalho.

Em caso de uma presença excessiva na roupa, podes metê-la de molho, isto fará com que os pêlo flutuem fora da roupa para a superfície da água, podendo retirá-los com facilidade.

Um último truque mais divertido é utilizar a electricidade estática que gere as luvas e balões ao esfregá-los contra a roupa e cobertas. Todos os pêlos ficarão na superfície do balão e as crianças adorarão este método de limpeza.

Lembra-te que os gatos mudam mais nas épocas quentes e por isto é duplamente incómodo para eles serem vestidos, podem ficar doidos a tentarem tirar as roupas que podem chegar a morder-te ou a arranhar-te se aproximares as mãos. Uma dentada de gato é perigoso como já vimos.

Com estes conselhos verás que o problema fica solucionado ou diminuído ao mínimo, sem a necessidade de vestir o teu animal de estimação.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.