Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

Como fazer o teu gato feliz?

Como fazer o teu gato feliz?Fazer os nossos gatos felizes é o que todos os donos queremos conseguir. Queres saber como consegui-lo? Não temos a fórmula exacta da felicidade, mas podemos dar-te alguns conselhos gerais que farão o seu dia-a-dia muito mais feliz.

Como verás conforme vás lendo são pequenos gestos de nada, coisas que a nós podem parecer insignificantes, mas são gesto que a eles fazem-nos sentir-se muito melhor. Portanto vale a pena que as façamos, certo?

Respeitar o descanso dos nossos animais de estimação é uma dessas coisas que muitas vezes não apreciamos mas que eles necessitam. E é que os nossos animais de estimação são grandes dorminhocos, podendo chegar a descansar de 12 a 16 horas diárias. Para além disso necessitam desse descanso para estarem saudáveis.

E ao falar de descanso não podemos esquecer o lugar de descanso dos gatos, outro aspecto a ter muito em conta. Devemos preparar-lhe aos animais um lugar em que possam ausentar-se bem e repousar tranquilamente, pelo que esse lugar de que falamos deve estar longe do ruído e do barulho da casa.

A comida é outro dos gestos que fazem os nossos animais felizes. Como sabemos são grandes dorminhocos e grandes comilões. Mas também são muito esquisitos com a comida, pelo que com ela há que seguir algumas dicas para que sejam felizes.

A temperatura da comida é um desses gestos a ter em conta. Os gatos não gostam da nem demasiado fria nem demasiado quente. Por isso devemos tirar os alimentos do frigorifico um pouco antes do seu consumo e não devemos aquecer demasiado. A uma temperatura de 30 graus mais ou menos é quando o gato disfruta mais da comida.

A variedade dos alimentos também é algo a ter em conta. Como dissemos mais do que uma vez (e como também terás notado), os gatos são muito foodies. Por isso devemos tentar variar na sua alimentação, ainda que seja dando-lhes comida composta por mais de um alimento. Certamente, o lugar da comida também deve ser um lugar calmo na casa.

Passemos agora a um tema divertido para os nossos animais: os brinquedos dos gatos. Estes na medida do possível devem saciar o seu instinto de caça. Os seus brinquedos têm de ser leves e pequenos para que os animais possam apanhá-los e lança-los para que eles mesmos possam fazer as suas próprias brincadeiras.

Na altura de comprar brinquedos ou acessórios para os nossos gatos não é necessário que gastes muito dinheiro com eles, porque muitas da vezes um cordel pode torná-los mais felizes do que um brinquedo muito elaborado. Mas recomendamos-te que de vez em quando optes por detalhes especiais para o teu animal, porque lhes dará a ilusão de ver que há uma “presa” nova que pode caçar.

Não obstante devemos brincar muito com os nossos animais de estimação. Isto não só os faz felizes, como também gostam de brincar com os seus brinquedos quando não estejamos. Algo muito importante sobre este tema é que é completamente desaconselhável que brinques com eles com as mãos ou com o corpo. Joguem sempre com algum brinquedo mas nunca faças ver que é divertido morder-vos ou arranhar-vos. Pode tornar-se num costume muito desagradável e difícil de perder.

Por último queremos dizer que devemos dar a opção aos gatos de que possam aproximar-se da janela. Não dizemos sair de casa, que como já dissemos noutro artigo é algo que os gatos lidam bem, apesar do que muitos pensam. Mas os gatos disfrutam de observar o mundo exterior desde do calor do lar.

Como dissemos ver a rua e não estar fora não lhes deixa frustrados. É mais, gostam de ver o que se passa e observar sem ter que fazer nada mais do que olhar. Claro que deves assegurar-te que as janelas estão sempre bem fechadas, mas o animal será muito feliz observando através delas.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.