Registar | Iniciar sessão
Gatos e gatinhos 0 comentarios

É bom deixar o nosso gato sair para o exterior?

É bom deixar o nosso gato sair para o exterior?O seguinte artigo tratará de responder umas dúvidas recorrentes que têm muitos donos de gatos e que lemos com frequência no fórum da página e que todos certamente comentámos e “discutimos” com outros amigos proprietários destas adoráveis mascotes.

Devo deixar sair o meu gato para a rua para passear? É feliz todo o dia em casa? É mais feliz um gato de exterior do que um de interior? A seguir trataremos de resolver e responder todas as perguntas para que de uma vez por todas alcancemos um consenso relativamente a este tema.

E vamos começar tentando responder à pergunta dos que duvidam se um gato de interior é mais ou menos feliz que um que pode sair para o exterior. Frente ao que afirmam muitas crenças populares é que estão muito enraizadas porque vêm de à muitos anos atrás, os gatos que podem sair à rua não são mais felizes que os que vivem em casa.

Os motivos pelos quais um gato pode estar triste distanciam-se muito de poder ou não poder sair de casa. Um gato estará triste porque passa demasiado tempo sozinho, porque a sua cama não está num lugar tranquilo, porque a sua caixa não está suficientemente limpa, porque não come o suficiente, porque não recebe as atenções que desejaria,… mas por não poder sair à rua, nunca. Sobretudo se todas as suas necessidades básicas estiverem perfeitamente cobertas.

Realmente pensar que o gato é infeliz por não poder estas na rua é pensar do ponto de vista do ser humano. Os gatos funcionam de uma forma completamente diferente. E embora aches que os gatos são curiosos e que no exterior poderás “descobrir” muitas coisas, os gatos com as descobertas que fazem por casa estão mais que satisfeitos, e lá fora só vão estar expostos a perigos.

Porque a verdade é clara e reveladora. A esperança de vida de um gato que está na rua é em média de 4 anos, enquanto a dos gatos domésticos é de quase 20 anos. Esse fato deve fazer-nos questionar muitas coisas.

Podemos imaginar os perigos a que os gatos estão expostos no exterior, mas é sempre bom recordá-los. Certamente que alguma vez conhecemos alguém que sofreu quando o seu gato foi atropelado, ou ouvimos falar de gatos envenenados por essa gente sem escrúpulos que infelizmente existe no mundo (embora muitos outros foram envenenados por comerem algo que não deviam de uma forma totalmente aleatória.

Também é possível que os nossos gatos se cruzem com outros que, por defender o seu território, deixem a nossa mascote maltratada, ou outros que se desorientem e não sejam capazes de voltar a casa. É possível que que apanhem doenças que aflijam a sua saúde e, nos casos mais graves possam acabar com as suas vidas. E infelizmente um grande etc. que ameaça as nossas mascotes fora dos nossos lares.

Assim esperamos ter resolvido qualquer dúvida que tivesses relativamente à felicidade dos gatos de interior. Estes serão felizes dispondo de espaços na casa para explorar, de ter a sua comida rica e a sua água limpa, de dispor de um lugar onde se refugiar quando quiser estás sozinho, de estar limpo e bem tratado, etc.

O resto das necessidades que possamos pensar são 100% humanas, assim a única coisa com que tens que te preocupar é não deixar a tua mascote demasiado tempo sozinha ao longo do dia e em enche-la de cuidados e atenções sempre que estás a seu lado. E asseguro-te que o teu gato será o mais feliz do mundo. E tu também, sabendo que ele sempre estará a salvo de todos os perigos que existem no mundo.

Categorias: Gatos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.