Registar | Iniciar sessão
Gatinhos 3 comentarios

Educação dos gatinhos

Educação dos gatinhosQueres educar bem o teu gato desde pequenino e evitar possíveis problemas futuros de comportamento? No seguinte artigo preparámos uma serie de indicações para educar corretamente um gatinho.

São várias etapas cruciais que nos ajudarão neste processo de aprendizagem tão necessário para um comportamento correto da nossa mascote durante toda a sua vida. Partindo delas a sua educação será mais simples, como vais poder ver.

A socialização dos gatos na sua idade mais nova é uma das dicas mais importantes que há que ter presente. As primeiras 12 semanas são cruciais para que o pequeno passe com a sua mãe e com os seus irmãos, porque nesse ambiente aprende a socializar, a brincar, a respeitar os outros, a controlar as suas dentadas, hábitos de higiene, etc.

Como vemos os comportamentos que queremos que adote temos de incutir desde muito pequenos, pois fazê-lo com um gato adulto não é impossível, mas bastante complicado. Pelo que devemos acostumar o pequeno ao estilo de vida que queremos que leve.

A socialização com o ambiente que o rodeia é uma dessas coisas que devemos incutir-lhe. Para isso devemos acostumá-lo desde pequeno a estar com outra pessoa, com crianças, com outros gatos, com cães e outros animais domésticos, etc. Tudo isto não é incutido de uma vez, claro, mas sequencialmente faremos com que o animal se relaciona com uma ampla variedade de pessoas, animais e circunstâncias.

O hábitos de higiene é outra das coisas que devemos acostumá-los desde pequenos, pois isto nos facilitará muito na tarefa para os anos posteriores. Se o animal aceita como um ato positivo ações como a escovagem do pelo e dos dentes, conforme vá crescendo estes atos serão normais para ele e os tomará como outro momento especial juntamente com o seu dono. Pelo que desde pequenos introduz-lhes a este tipo de hábitos de uma forma normal e calma.

Igualmente desde da sua chegada a casa devemos habituá-lo ao seu envolvente e a possíveis situações que possam surgir no futuro. Com isso não só falamos de conhecer a casa, como em habituá-los também aos transportes, fazendo com que se familiarize com a caixa de transporte, etc.

Respeitá-lo é fundamental para que o animal saiba qual é o teu papel e qual é o seu dentro dos roles familiares. Como o conseguir? Uma boa forma de o fazer é graças ao seguinte gesto: brincando com ele, puxa-lhe delicadamente pela pele do pescoço e encosta-o ao lado. Com a outra mão acaricia a barriga até que se acalme. No momento de se acalmar, solta-o e voltar a brincar com ele como se nada tivesse acontecido. Repete este gesto nos primeiros dias e o animal aprenderá que deve respeitar-nos.

Mas cuidado ao jogar as mãos ao gatinho. É algo que vemos habitualmente mas é uma prática que pode ser contra produtiva, porque brincar com as mãos com o pequeno ele pode pensar que é um jogo divertido mordê-las (um comportamento muito frequente quando brincamos desta maneira com eles) e criará este chato costume. E é bastante complicado de tirar se alguma vez o adquirir.

E para terminar mostramos um pequeno gesto para o repreender se fizer algo que não queremos. As mães repreendem os seus pequenos puxando-os pela pele do pescoço e encostá-los ao chão durante uns segundos. Isso é o que nós devemos fazer também. Esta operação é feita com firmeza mas de forma suave.

Categorias: Comportamento, Gatinhos,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
Em fevereiro (este mês) uma gata siamesa na terra dos meus avós vai engravidar e em Abril vão nascer (como já se completam 2 meses) e vou lá na Páscoa, e levo-o depois de uma semana, não sei bem exatamente quantos dias de vida vai ter, pode-se levá-lo, se não completar o tempo com a mãe, que cuidados devo adquirir com ele?? Agradeço se responder, pois ter um gato é o meu sonho! (ainda tenho uma coelha e uma porquinha da índia)
Cumprimentos.
Eliminar este comentário
Bom dia Monica,

Aqui tem uma serie de artigos sobre gatinhos que lhe irão certamente ajudar: http://www.gatosmania.com/gatinhos

Boa sorte com o seu novo amigo!
Eliminar este comentário
Obrigada!
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.