Registar | Iniciar sessão
Gatinhos 0 comentarios

Desenvolvimento dos gatinhos

Desarrollo de los gatitosA tua gata acabou de ter gatinhos? Neste artigo vamos explicar-te como é o desenvolvimento dos gatinhos desde o seu nascimento até varias semanas depois. Conhecê-lo vai ser muito útil para cuidar dos pequenos de uma forma ótima desde os seus primeiros dias de vida para que estes cresçam saudáveis e equilibrados.

O nascimento e os primeiros dias

Apos passar dois meses no útero da sua mãe, os gatinhos nascem apenas com o sentido auditivo desenvolvido e comos olhos fechados (não os abrirão até à primeira ou segunda semana). Contudo nascem com o sentido de olfato bem desenvolvido. Este permite-lhes reconhecer as mamas da sua mãe e sentir as feromonas tranquilizadoras que estas libertam.

O leite materno incorpora todos os nutrientes e os anticorpos que os pequenos precisam. Este protegerá os pequenos nos primeiros dias de vida. Pelo que quem necessitará de uma alimentação especial será a mãe, já que necessita de maior quantidade de energia para nutrir os pequenos e poder nutrir-se a si mesma.

Nestas primeiras semanas, os pequenos não podem urinar nem defecar por si mesmos, porque os seus esfíncteres não estão a funcionar. Estes serão estimulados pela sua mãe. Esta estimulação continuará até que os pequenos comecem a comer alimentos sólidos.

As primeiras semanas

Como já dissemos, a partir da segunda semana, os gatos abrem os olhos e a sua visão melhorará rapidamente. Durante as três primeiras semanas de vida, os gatinhos não se separarão da sua mãe, mas a partir desse momento, estes começarão a explorar e, pouco a pouco, irão tornar-se mais independentes dela.

O sentido da audição também se desenvolve nas primeiras três semanas de vida. Este sentido também ajuda a que os gatos se separem da sua mãe, já que, através dele, ganham o sentido de orientação. Apos as quatro semanas de nascimento, este estará quase perfeito. Com a visão e a audição, os gatinhos vão mover-se mais e, pouco a pouco, irão desenvolver a força nas suas patas.

Pela quarta semana, as nossas bolinhas de pelo já veem e ouvem melhor. E pouco a pouco movimentam-se melhor. Por isso, a partir dessa altura, já podemos vê-los a brincar com os seus irmãos e com a sua mãe. é nesta semana que certamente ouviremos o seu primeiro ronronar. Nesta semana também começam a nascer os dentes de leite e poderão começar a comer alimentos sólidos, diluídos em água.

O desmame

Pouco a pouco veremos como a mãe sente um maior desinteresse em dar de mamar aos pequenos. O desmame completo pode dar-se entre a sexta semana e a oitava, depois do nascimento.

Na sexta semana, os pequenos aprendem o hábito de caçar. A partir desta semana, verás como os gatinhos se balançam sobre os seus brinquedos, “caçando-os”. Além disso as brincadeiras entre eles convertem-se em algo mais “agressivo”. Também começarás a vislumbrar papéis ofensivos e defensivos.

O ideal depois do nascimento é separar os gatinhos da sua mãe e dos seus irmãos, só depois de passadas 10-12 semanas. Estas primeiras semanas são essenciais para a socialização do gato.

Categorias: Gatinhos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.