Registar | Iniciar sessão
Gatinhos 0 comentarios

Cuidados dos gatinhos recém nascidos

Cuidados dos gatinhos recém nascidosOs gatinhos recém-nascidos estarão perfeitamente cuidados se deixarmos a natureza atuar e estão debaixo da proteção da sua mãe durante as suas primeiras semanas de vida. Bastará proporcionar-lhes uma cama acolchoada, limpa e seca, e não os acariciarmos muito, já que a gata pode chegar a rejeita-los se eliminarmos o seu cheiro caraterístico com as nossas mãos.

Se se tratar de gatinhos órfãos ou rejeitados pela sua mãe, além de os mantermos quentes e protegidos, será preciso alimentá-los com um biberon até quatro vezes por dia, para o qual escolheremos um leite de veterinário, já que o leite de vaca pode ser prejudicial. Também deveremos ajudar os gatinhos a expulsar os primeiros excrementos através de uma suave massagem com algodão na zona retal.

Se os gatos recém-nascidos estiverem bem cuidados e alimentados, quando tiverem poucas semanas de vida começarão a brincar e a mover-se, tentando saltar do berço. Também a gata deixará de estar tão pendente deles. Este é o momento do desmame, em que devemos começar a acostuma-los a beber o leite especial para gatos por eles mesmos. Para isso prepararemos um pratinho com leite e iremos aproximá-lo dos gatinhos, que em poucos dias terão aprendido a beber de forma autónoma e sem problemas.

Mais à frente começaremos a introduzir a água e os primeiros alimentos sólidos, como patés e alimento especial para gatinhos.

O desmame também é também o momento em que devemos proporcionar ao gatinho um lugar próprio onde fazer as suas necessidades, como uma caixa de areia, que em seguida começarão a utilizar sem nenhum problema devido ao seu instinto.

Quanto à limpeza do gatinho, a sua mãe irá encarregar-se de o limpar durante as primeiras semanas. Depois começará ele mesmo a lavar-se por instinto.

Se queremos ser nós a acostumar o gato a tomar banho, o momento de começar a fazê-lo é entre o primeiro e segundo mês de vida, sempre com um champô especial e secando-o perfeitamente depois do banho. De o nosso gatinho é de uma raça de pelo longo, agora também é o momento de o acostumar à escovagem diária.

Os gatinhos desenvolvem o seu instinto caçador muito cedo, primeiro brincando com a sua mãe e os seus irmãos, e mais tarde com as nossas cortinas e meias. Para estimular o nosso gatinho e mantê-lo entretido sem que utilize os nossos móveis para isso, o melhor é fazê-lo com diferentes brinquêdos e arranhadores com os quais ambos passaram um bom bocado, muito divertido.

Categorias: Cuidados, Gatinhos,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.