Registar | Iniciar sessão
Doenças dos gatos 0 comentarios

Otite externa nos gatos

Otite externa nos gatosA otite externa é a inflamação do conduto auditivo externo, que é a parte que se localiza entre o ouvido e o tímpano. Nalguns casos também se vê afetado no ouvido. É um transtorno frequência que afeta cães e gatos de todas as idades e raças. Os cães entre 5 e 8 anos e os gatos entre 1 e 2 anos são os afetados com mais frequência.

Os gatos que gostam de estar ao ar livre correm mais riscos de padecer doenças de ouvidos, pelo que é importante um controlo dos condutos auditivos externos periodicamente.

Durante o banho do animal também devemos prestar muita atenção, evitando a entrada de sabonete, água, champô ou soluções antiparasitas externas já que a entrada destas substâncias podem predispor a aparição de uma otite. Para prevenir que estas substâncias entrem no ouvido do gato, coloca um tampão de algodão mergulhado em vaselina liquida para obturar temporalmente o conduto.

Está demostrado que os casos de otite externa aumentam na primavera e verão, devido à maior temperatura e humidade no ambiente.

Como saber se o meu gato tem otite?

Sintoma de uma otite

• Sempre a sacudir a cabeça.

• Coça a zona afetada.

• Esfrega as orelhas.

• Inclinação da cabeça para o lado afetado.

• Presença de mau odor e perda de audição

Tratamento de uma otite

Como já vimos em várias ocasiões, a primeira coisa que devemos fazer quando o nosso gato estiver doente é levar o animal ao nosso veterinário. Ele se ocupará do nosso gato da melhor forma possível e fará tudo o que é necessário para acabar com a doença.

De todas as formas as soluções que o veterinário nos pode dar podem ir desde da extração do pêlo ou limpeza do ouvido com agentes ceruminolíticos até ao tratamento cirúrgico: Resseção lateral do canal auditivo, ablação da porção vertical ou ablação completa do mesmo. Utiliza-se em determinados casos para facilitar o tratamento: estreitamente grave por hiperplasia e se há tumores.

E lembra-te, quanto mais adiares o tratamento mais possibilidades teremos de agravar o problema. Daí a importância de marcar consultas regulares.

Categorias: Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.