Registar | Iniciar sessão
Doenças dos gatos 1 comentarios

Artrose felina

Artrose felinaA artrose é um mal comum do qual os gatos mais velhos padecem que muitas vezes passa despercebida. A nossa mascote pode sofrer um envelhecimento das articulações sem expressar a sua dor de modo evidente.

Contudo, se olharmos atentamente e prestarmos atenção aos sintomas, poderemos detetar a mudança associada à osteoartrite e dermos ao animal o tratamento que precisa para que possa continuar a viver comodamente.

Os gatos mais velhos e a artrose

Cada vez dispomos de mais meios para cuidar das nossas mascotes, seja com medicamentos, através da alimentação, etc. Por isso os nossos amigos têm a oportunidade de viver mais tempo e de uma forma mais prazerosa junto a nós. Por isso não é raro ver gatos com mais de 15 ou 16 anos a viver prazerosa junto dos seus donos.

Contudo, a partir dos 10 anos considera-se que o gato já alcançou a velhice. E chegados a este ponto podem sofrer de doenças relacionadas com o envelhecimento dos órgãos, incluindo as articulações.

O envelhecimento das articulações provoca uma destruição progressiva das cartilagens, que perdem gradualmente o seu papel de amortecedores e deixam os ossos expostos, provocando uma dor constante e sustentado neles. Esta dolência afeta quase os 90% da população felina maior de 12 anos de idade.

Sinais da sua aparição

Sendo um animal solitário e independente, o gato mostra menos a sua dor que os cães, por exemplo. Desta maneira, enquanto os primeiros se tornam mais irascíveis e são amostras de dor, os gatos expressam o seu sofrimento de uma forma mais discreta. Os sinais da aparição da artrose nos gatos mostram-se sobretudo em determinadas mudanças no comportamento.

Os animais estarão mais irritáveis, especialmente quando se lhes acaricie as costas ou na parte posterior (as áreas mais frequentes afetadas pela artrose). Inclusive podem chegar a ser agressivos com qualquer pessoa ou outro animal que trate de brincar com eles, porque fazendo-o despertam a sua dor.

Também pode afetar a sua higiene, porque muitos terão problemas para entrar na sua caixa de areia e defecarão perto ou noutras áreas da casa. Além disso notaremos uma imobilidade maior e uma diminuição do exercício diário. Cada vez os veremos a saltar menos, trepar, subir escadas, etc. Tudo isto faz com que percam massa muscular, especialmente nas extremidades traseiras, e veremos como o aspeto da nossa mascote piora.

Por ultimo, um gato com rigidez nas articulações pode ter dificuldades para cuidar a sua pelagem, e este irá tornar-se opaco e com tendência a apresentar mais nós.

Como podemos ajudar o nosso amigo?

Para ajudá-lo, a primeira coisa que temos que fazer é confirmar a nossa mascote sofre de artrose. Uma visita ao veterinário irá tirar-nos as dúvidas depois de um exame cuidadoso das suas extremidades e das suas costas, assim como a tirar radiografias para localizar lesões e determinar a sua gravidade.

Se o nosso gato efetivamente sofre de artrose, esta pode aliviar-se com anti-inflamatórios e com uma dieta especial se fosse necessário. De fato, o excesso de peso acelera o envelhecimento das articulações. Por isso cuidado com a alimentação das nossas mascotes.

Por ultimo, existem suplementos protetores para retardar a progressão da doença nas articulações. Consulta o teu veterinário para conhecer as melhores opções.

Categorias: Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Eliminar este comentário
Excelente artigo e muito lúcido na explicação dessa doença que maltrata nossos amigos queridos. Tenho um gato com 17 anos e agora, pela primeira vez,sentiu o inverno que neste ano está mais forte na cidade de São Paulo, Brasil. Lógico que a primeira reação foi a consulta ao veterinário que medicou o nosso querido e deu as explicações necessárias! Mas este artigo trouxe conforto e compreensão e foi muito útil. Obrigada.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.