Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Ginásios e arranhadores para gatos

Ginásios e arranhadores para gatosUma das questões que devem ser consideradas quando se tem um gato é o espaço com que o animal poderá contar. Muitas pessoas consideram que o gato, ao ser uma mascote pequena, não requere ou implica tanto como um cão, por exemplo.

A verdade é que os gatos ficam stressados dentro de espaços muito pequenos, sobretudo lugares onde não têm a possibilidade de fazer certas coisas, próprias da sua personalidade e instinto. A “caça” de animais e o afiar das suas unhas são algumas delas.

É por isto que à alguns anos e pensar nestas necessidades que as mascotes têm, se criou um modelo de ginásio ou afiador de unhas especial para os gatos.

Atualmente, no mercado, existem vários designs e tamanhos ideais para o número de mascotes que tiver em casa.

O ginásio para gatos é uma ideia inovadora e positiva. As pessoas que vivem em lugares muito pequenos como apartamentos ou andares onde não há possibilidade de um espaço um pouco mais livre, têm a sorte de contar com este objeto que permite que os animais de casa se sintam um pouco melhor.

A atividade é muito importante nos animais, já que regula não só os níveis de energia do animal, mas também o peso. Um gato que não é ativo fisicamente, será notavelmente um gato obeso com sedentarismo e presença de algumas doenças.

Os ginásios e afiadores podem encontrar-se individuais ou conjuntos. Estes objetos são simples e não ocupam muito espaço dentro de casa, mas permitem que o gato trepe, afie as suas garras, brinque e, as vezes, também durmam.

Dependendo do modelo e tamanho, o preço do ginásio pode variar. Mas as garantias enormes que oferece para o bem-estar do animal são importantes e consideráveis.

Entre os modelos, que se podem encontrar no mercado, vamos destacas dois dos mais interessantes:

Os ginásios de malabarismo, que consistem num tudo largo com material ideal para que o gato se agarre e conta com um suporte de onde se desprendem várias bolinhas nos extremos. São muito bons para gatinhos mais pequenos.

Outro exemplo de afiadores é a maca, Tem quatro suportes que servem de afiadores para o gato e é ideal para que descanse ou relaxe quando quiser.

Como estes dois exemplos existem muitos outros com tamanhos, formas e cores diferentes ideais para cada necessidade.

Doenças dos gatos associadas à inatividade.
Muitas delas são relacionadas com o stress. Sei que parece impossível que um gato possa sofrer de stress, mas acontece com frequência, sobretudo nas sociedades atuais onde há menos espaço.

O gato torna-se retraído, além de que poderá ter um comportamento destrutivo com certas coisas da casa como almoçadas ou danificar moveis. É possível que perca o apetite e parte do peso, pelo que poderá ficar doente.

Também ocorre o contrário, em que o gato se torna um animal muito sedentário e ganhe muito peso, causando-lhe assim doenças associadas aos diabetes e ao colesterol.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.