Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Evitar acidentes domésticos com gatos

Evitar acidentes domésticos com gatosOs nossos amigos são animais muito curiosos que vão investigar todos os cantos da casa e do jardim (se o tivermos). Este carácter aventureiro nos coloca-nos à prova, porque temos de ser capazes de evitar possíveis acidentes caseiros que os nossos gatos podem sofrer.

Nas seguintes linhas analisaremos os perigos caseiros mais habituais para que sejamos capazes de preveni-los e de evitá-los. Desta forma asseguramo-nos que os nossos animais de estimação viverão sãos, sempre com o seu carácter curioso e aventureiro.

Plantas venenosas

Os nossos animais de estimação têm um hábito muito mau para a sua saúde: comer ou mastigar plantas e objectos de todo o tipo. Por isso é importante dizer que algumas flores e plantas muito comuns nas casas de todo o mundo podem ter efeitos tóxicos nos nossos amigos, podendo-lhes causar uma forte indigestão, envenenamento e inclusive a morte.

Na continuação veremos uma pequena lista (não exaustiva) com as plantas de interior mais comuns que devemos evitar ter se tivermos um gato em casa.

Como plantas muito tóxicas para os nossos animais de estimação encontramos a adelfa, laurel de flor, hortênsia e a flor-de-lis. Plantas moderadamente tóxicas são os cactos, Browningia, a família das Dieffenbachia, os Filodendron e os Rhododendron e a Poinsettia. Como plantas pouco tóxicas encontramos a Nepeta Cataria (menta de gato) e a hera comum.

Entre as flores mais comuns, as túlipas, os crisântemos, os jacintos e os narcisos encontram-se entre as plantas que também são tóxicas para os nossos gatos.

Algumas plantas atacam irreparavelmente certos órgãos dos nossos gatos, pelo que não devemos tratar de curar nós mesmos o animal. Leva o animal até ao veterinário imediatamente, se for possível com um troço da planta que foi ingerido e sabendo a quantidade aproximada que foi ingerida.

Sapos

A pele do sapo contém substâncias tóxicas para a saúde dos nossos gatos, ainda que o sapo esteja morto. Um gato que tenha mordido um sapo salivará muito, terá diarreia, vómitos e por vezes e terão tremores e convulsões. Se o gato é pequeno pode apresentar até um ataque de coração.

Chocolate

O chocolate (que também é tóxico para os cães) é péssimo para os gatos, sobretudo se trata-se de chocolate preto. A teobromina, um alcalóide muito prejudicial para os nossos animais de estimação, está muito presente no chocolate preto. Tenhamos em conta que uma só tablete de chocolate pode matar o nosso amigo.

Analgésicos

Nunca devemos dar-lhe analgésicos aos nossos animais de estimação. Estas podem causar-lhes uma intoxicação grave e inclusive fatal para os nossos pequenos amigos.

Perigos caseiros

Muitos dos acidentes caseiros que os nossos amigos sofrem chegam durante esta ausência, pelo que devemos ter cuidado com a presença de qualquer brinquedo ou objecto que possa colocar a saúde e a vida do nosso gato em perigo.

Cuidado com a presença de fita-cola, cordas, pastilhas elásticas ou fio-dental. Ao ingerir estes elementos podem causar nós nos intestinos dos nossos gatos. Os cabos eléctricos também são uma fonte de muitos acidentes. Um gato que morda um cabo ligado à electricidade vai-se electrocutará e sofrer (e pode ser mortais) queimaduras. Muito cuidado com cabos soltos ou mal escondidos.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.