Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Cuidados de um gato doente

Cuidados de um gato doenteO nosso gato, como qualquer ser vivo, necessita de muitas cuidados e mimos quando não se encontra bem. Hoje queremos oferecer-te um guia completa para que possas cuidar do teu gato da melhor forma possível e tenta desta forma que a sua recuperação seja o mais rápida e satisfatório possível

Como saber se o gato está doente?

Se estás a par da aparência do teu gato e da sua conduta podes ser capaz de detetar os problemas de saúde que o teu gato possa ter antes de progredir demasiado, evitando assim sérios problemas. Fixa-te nas mudanças de conduta e/ou apetite, temperatura alta, desidratação e tremores.

Se o teu gato tornar-se mais calmo e menos ativo, come menos do que o habitual por um período de tempo ou aparenta estar em baixo, tudo isto são sinais que não se deve estar a sentir bem. O melhor nestes casos é levá-lo ao veterinário para que o examinem.

De que é que o gato precisa quando está doente?

Quando um gato não se encontra bem o que precisa é o mesmo que qualquer um de nós: comida, água e repouso.

De comida dá-lhe algo que não lhe custe muito a mastigar: verduras cozidas como cenouras, espinafres, etc., ou um pouco de massa. Também podes dar-lhe aveia, mas sem açúcar claro. Se nada funcionar podes comprar uns concentrados de vitaminas e minerais que lhe aplicarás no nariz e nas patas. Como os gatos não gostam de se sentir sujas, vão-se lamber e irão assim ingerir os nutrientes.

Em relação à água, deves dar-lhe em abundância. Se não quiser bebê-la, dá-lhe tu com uma seringa. O importante é que não desidrate. Se o vires necessário podes pedir ao veterinário umas especiais para este propósito.

Se o teu gato for pequeno não vai ser difícil dar-lhe água: dá-lhe uma seringa pequena a cada 15 minutos a meia hora. Se o teu gato for grande é o mesmo, mas com uma seringa grande. Se não quiser tomar levanta-lhe o lábio de cima e verás que entre os dentes há um espaço vazio por onde podes dar-lhe água.

Para além de comida e água, para recuperar ele precisa de repouso completo. Mantém o gato num ambiente sem humidade e com o mínimo de ruído. Procura um lugar dentro da tua casa onde não seja incomodado. O gato deve estar bem abrigado.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.