Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Cuidados especiais dos gatos no outono

Cuidados especiais dos gatos no OutonoExistem épocas no ano em que devemos prestar mais atenção aos nossos animais de estimação. Uma delas é o outono, e por isso na continuação compartiremos alguns conselhos sobre os cuidados especiais que os gatos necessitam no outono.

Outono é um período do ano em que o pêlo dos gatos inicia um processo de mudança. É sobre os finais de Setembro e o mês de Outubro quando o pêlo do gato começa a cair de forma menos controlada.

Esta queda deve-se a que naturalmente o organismo do gato que se está a preparar para tempos mais frios, pelo que requer trocar o pêlo actual por um mais denso, grosso e forte.

Este processo ocorre tanto em gatos de pêlo comprido como em gatos de pêlo curto, ainda que são mais propícios sobre os primeiros. Nestas datas a escovagem deve ser muito mais frequentes, recomendado que façamos escovagens quase diariamente.

A finalidade das escovagens é ajudar a que o gato de desfaça desse pêlo morto e solto. Com isto pode-se realizar o seu processo de muda de pêlo inconveniente.

Para além disso devemos saber que ajudando o gato com a escovagem estamos a ajudar a que o crescimento do novo pêlo seja rápido. Assim mesmo evita-se que o gato consuma grandes quantidades de pêlo.

Outros cuidados outonais

Devido ao frio que se apresenta neste tempo do ano é necessário ajudar os nossos gatos a prevenir dores ou infecções no seu corpo que podem ser causadas pelo clima.

No caso de gatos de pêlo curto deve-se adequar lugares quentes para que este possa descansar. Assim mesmo deve-se prevenir o ataque de parasitas como pulgas, que proliferam nestas datas.

Deve-se então desparasitar os nossos gatos e não dar lugar a pulgas e outros bichos que possam atacar. Da mesma forma deve-se prestar especial atenção às doenças e problemas respiratórios.

Os sintomas dos vírus que provocam doenças respiratórias são inflamações, irritações na zona nasal e tosse. No caso de apresentar-se algum destes sintomas, acudiremos ao veterinário de imediato.

Uma das doenças que se podem apresentar nestes meses é a traqueobronquite. Se bem que esta doença é tratável, poderá derivar-se em complicações muito graves se não se realizarem os cuidados necessários.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.