Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Conselhos para a escovagem e cuidado do pêlo nos gatos

Guia para a escovagem de gatosA escovagem do teu gato não só elimina a sujidade, a gordura e o pêlo morto, também ajuda a eliminar as escamas da pele, estimula a circulação sanguínea e melhorar o estado o estado geral da pele do teu gato.

Uma ou duas escovagens por semana lhe ajudarão do teu gatinho a manter o seu pêlo saudável e encontrarás que as sessões regulares são especialmente benéficas quando o teu gato envelhece e já não é capaz de preparar-se da mesma forma meticulosa que o fazia anteriormente.

Pêlo e pele saudável. Antes de escovar, analisa o estado do pêlo do teu gatinho. Se estiver são, o pêlo terá um brilho natural e se desvanecerá na tua mão quando tocas. Não deve haver zonas sem pêlos nem sinais de pulgas ou carraças, e a sua pele deve estar livre de feridas e nódoas negras.

Escovagem em gatos de pêlo curto. Com uma escova de metal, passa-a pelo pêlo do teu gato, da cabeça À cauda, para eliminar a sujidade. Assegura-te de trabalhar ao longo do seu pêlo, a escovagem deve ser na direcção que o pêlo cresce e não contra. Se escovares na direcção oposta, levantarás o pêlo para cima, provocando uma sensação incómoda para o teu gato. Escova todo o corpo, incluindo o peito e o abdómen, concentra-te numa secção de cada vez para tirar o pêlo morto e os nós. Uma escova de borracha pode ser especialmente eficaz para eliminar o pêlo morto nos gatos com pêlo curto.

Escovagem em gatos de pêlo comprido. Os gatos de pêlo comprido que vivem em ambiente selvagem perdem o seu pêlo a cada primavera, mas os que vivem no interior, com luz artificial e aquecimento, deixam cair pêlo o ano inteiro e necessitam de ter sessões de escovagem de a cada poucos dias para eliminar o pêlo morto e evitar os nós. Começa pelo abdómen e pelas pernas do gatinho, escovando suavemente o pêlo para cima, até à cabeça. Escove o pêlo do pescoço para cima também. Por último, faz um risco no meio da cauda e escove suavemente a pele em cada lado. Podes colocar um pouco de pó talco sobre os nós e usar suavemente os dedos para desfazê-los.

Verificação do pêlo. Durante as sessões de asseio semana, passa as tuas mãos ao longo do corpo do gato, à procura de feridas, nódoas negras ou nós escondidos. Também podes procurar carraças e sujidade causada por pulgas (manchas negras de sangue seco deixadas pelas pulgas). Dá uma vista de olho por debaixo da sua cauda para comprovar se tem fezes unidas à pele que podem necessitar de ser cortadas com uma tesoura. Também é importante verificar à volta do ânus do gato à procura de objectos (como grãos de arroz bronzeados) que podem indicar a presença de ténias.

Problemas de pele. Os gatos também podem sofrer de doenças da pele que não são implicadas pelas pulgas, carraças e outros parasitas. Se o gato mostrar quaisquer dos seguintes sintomas, por favor leva-o a um veterinário para lhe fazer um exame:

- Coça-se persistentemente

- Lamber-se e asseio excessivo

- Morder-se na pele e pêlo

- Inchaço debaixo da pele

- Aumento de queda de pêlo / zonas carecas

Conselhos para a escovagem e cuidado do pêlo nos gatosBolas de pêlo. Descuidarmo-nos na escovagem do nosso gato pode provocar nós dolorosos e a sua barriga cheia de pêlo. Deves saber que o teu gato sofre de bolas de pêlo quando as começa a cuspir no chão ou as expulse através das fezes. Se apesar de uma escovagem regular o teu gato continua a sofrer com as bolas de pêlo, há várias soluções disponíveis.

Asseio nervoso. Um gato são asseia-se com regularidade e meticulosamente. Mas se o teu gato se lambe de forma excessiva algumas partes do corpo, deixando-as sem pêlo, por favor leva-o a um veterinário para fazer um exame. A causa pode ser pulgas, alergia ou o stress, que se pode resolver mediante a alteração de algo na vida do teu gato.

Dieta. Muitos problemas do pêlo e da pele podem-se vincular a uma causa, a alergia (possivelmente por uma má alimentação). Alimenta o teu gato com um alimento nutricionalmente completo e que seja apropriado para a idade e quantidade de exercício que o teu gato faz, proporcionando-lhe água fresca em abundância. Consulta o teu veterinário para determinar a melhor alimentação e horário desta para o teu gato.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.