Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos gatos 0 comentarios

Casas seguras para gatos

Casas seguras para gatosO seguinte artigo procura que sejamos capazes de criar um envolvente completamente seguro na nossa casa para os nossos animais de estimação, obtendo um lugar onde as possibilidades de ocorrer um acidente doméstico se reduzam ao mínimo. Para isso veremos uma serie de conselhos que nos serão de grande utilidade para conseguir esse envolvente livre de acidentes.

A primeira coisa que gostaria de aconselhar-vos é que se lembrem de um lema muito sábio para conseguir esse espaço livre de perigos que procuramos. O lema é “Mais vale prevenir do que remediar”, e como podes adivinhar, o que gostamos de fazer é ser conscientes dos possíveis perigos que podem aparecer e eliminá-los antes que se sucedam.

Uma das dicas que temos que seguir é a de considerar que os gatos são crianças. O que é que isto quer dizer? Pois que os gatos são curiosos, travessos e aventureiros como são as crianças que estão crescendo. Querem ver tudo, querem tocar em tudo, querem morder tudo, etc. E a grande maioria das vezes não são conscientes dos perigos que lhes rodeiam.

E uma vez sabendo isso, começamos com conselhos mais concretos. Por exemplo, sê consciente que temos de fechar as portas que não queremos que cruzem. As portas que levam à garagem, à zona da casa de banho, etc. E é que os odores de muitos dos produtos perigosos para eles lhes atraem, e isto pode trazer consigo uma tragédia.

As cozinhas são espaços perigosos para os gatos, porque nelas muitas vezes há fogo, objetos quentes, facas cortantes, etc. Pelo que muito cuidado igualmente com a sua porta, e em caso de deixar entrar o animal connosco, muito cuidado com as coisas que faz e os lugares pelo qual se move.

E é que como já saberás os gatos são aventureiros, pelo que não será raro que queira subir pelas prateleiras e, de forma involuntária, derrubar alguma coisa. Cuidado!

A casa de banho também é outro espaço a vigiar. Muitos de nós guardamos lá os produtos de limpeza e, como já dissemos anteriormente, estes odores fortes atraem os gatos. Cuidado também com os produtos de primeiros socorros, pequenas tesouras, etc. Pelo que guarda todos estes produtos num armário fechado de forma segura. As proteções contra criança podem ser-te úteis ainda que não tenhas crianças.

Sigamos agora com as janelas da casa. Certamente que conheces mais do que uma história de um gato que caiu da janela. Infelizmente estes acidentes são muito mais frequentes do que os gostaríamos, pelo que os gatos são aventureiros que às vezes não calculam bem as distâncias. Certamente, isso de que os gatos sempre caem de pé não lhes salvará do pior, assim que muita precaução.

Pelo que já sabes: as janelas bem fechadas. E se as abrires, cuida que o gato não pode entrar nesses espaços. Este acidente caseiro é dos mais frequentes, pelo que muito cuidado com as distrações.

Estes são alguns dos cuidados básicos que devemos tomar para prevenir acidentes caseiros com os nossos animais de estimação. E tu o que dizes? Conheces algum tipo de cuidado que devemos adotar?

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.