Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Stop às arranhadelas felinas

Stop às arranhadelas felinasOs gatos tendem a marcar com as unhas para marcarem território. Troncos de árvores ou raízes, são lugares perfeitos para deixar as suas marcas como sinal para outros gatos que possam circular pelo jardim. Até aqui não há nenhum problema, mas seria se este costume passasse para dentro de casa, sendo quase sempre as poltronas e tapetes, as vitimas escolhidas.

Mas o motivo destas arranhadelas não tem que ser sempre de defesa ou advertência territorial, mas que, na maioria dos casos, se trata de um assunto de higiene e bem-estar para o gato.

Todos os bichanos precisam de arranjar as unhas e esticar os músculos e articulações das suas patas e costas, e uma forma cómoda e eficaz de o fazer é através das temidas arranhadelas em cadeirões e tapetes.

O gato irá procurar um objeto que ofereça uma certa resistência ao seu peso, isto é, irá pendurar-se nas costas do cadeirão porque este não cede nem se move, enquanto o puxa. Também arranhará com gosto qualquer tapete que, seja por ser de um tamanho considerável, seja por ter algum móvel em cima, não saia do sitio quando o gato começar a puxa-lo. Se o tapete se movesse não surtiria o efeito desejado e o gato desistiria de voltar a arranhá-lo.

Sabendo que sempre procurará algum objeto a arranhar e que, quando apanhar o gosto, dificilmente deixará de o fazer, o dono do gato poderia conseguir algum artifício com o seu pequeno amigo, seja comprado ou fabricado em casa, e que na medida do possível reduza os “atentados” contra o mobiliário.

O ideal é que tenha um tamanho suficientemente grande para que o gato possa chegar a por, se desejar, as quatro patas em contacto com ele, tanto se se colocar no chão, como se se pendurar em algum lugar.

O material deveria ser educado para arranhar. Um pedaço de tapete velho, de tecido de tapeçaria ou saco, certamente que serão do seu agrado. Algo que também gostam de arranhar é a madeira, mas neste caso sempre devemos ter a precaução de utilizar alguma suave, tipo pinho sem tratamento, para evitar possíveis lascas que poderiam chegar a ferir as suas patas.

Definitivamente objetos simples que podem chegar a minimizar o desagradável problema das marcas de arranhadelas.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.