Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Sensibilidade dos gatos às tempestades

Sensibilidade dos gatos às tempestadesComo acalmar um gato durante uma tempestade? Esta constitui uma interrogante frequente entre quem possui como animal de estimação um felino.

Geralmente, os gatos procuram um lugar seguro e quente da casa para refugiarem-se quando se avizinha uma tempestade. A sua alta sensibilidade e capacidade auditiva permite-lhes detectar mudanças ambientais antes dos humanos.

Não obstante, se o teu menino ficar alterado nestas condições não te preocupes, estás na presença de um fenómeno nervoso que pode resolver-se brindando carinho e segurançao ao animal.

CONSELHOS ÚTEIS

Para acalmar o teu gato durante uma tempestade ou qualquer outra circunstancia que o altere é importante, antes de tudo, conhecê-lo e ter estudado os seus padrões de conduta nesses momentos. Se já advertiste isso, impede que a tempestade surpreenda o mínimo possível fora de casa ou perto das varandas e janelas, desta forma evitarás que se perca ou caia de alturas que o possam magoar.

Ajuda-o a encontrar um espaço confortável desde que constate a estabilidade da casa, e mantem controlo visual sobre o que o rodeia. Geralmente os gatos preferem os lugares mais altos.

TRANSMITAMOS CALMA AO ANIMAL

Os felinos domésticos criam fortes laços com os seus donos e, em muitas ocasiões, as emoções e estados anímicos ou nervosos humanos transmitem-se a eles. Por esse motivo, durante a tempestade deves permanecer o mais calmo possível, pois ao contrário provocarás uma reacção de stress semelhante no teu animal de estimação.

Fala-lhe num tom seguro e carinhoso, preferencialmente a uma altura, em relação a ele, que não o minimizes. Neste sentido, é importante não exceder as amostras de afecto nem premiá-lo demasiado com alimentos, pois o gato pode interpretar como normal este comportamento e então será muito difícil mantê-los debaixo de controlo.

Sensibilidade dos gatos às tempestadesNÃO O OBRIGUES A NADA

Se o gato, antes do ruído dos trovões, esconder-se em algum lugar da casa, não tentes tirá-lo de lá provavelmente ali se sentirá mais seguro. Nesse caso, tentar trazê-lo até ti aumentará o seu medo.

Para acalmá-lo podes colocar música alegre, a um volume médio, em sinal de harmonia na casa, assim como estares sempre num lugar onde ele te visualize.

PREPARA O ANIMAL PARA O BARULHO

Outra técnica a aplicar constitui a gravação dos medos. Se o teu gato teme os trovões podes colocar um CD onde estes se ouvem. Liga o rádio ou aparelhagem, primeiro num tom baixo, até que o animal seja capaz de assimilá-lo num volume elevado. O êxito desta actividade baseia-se na repetição e em premiar ao gato enquanto o faz.

Para aliviar o medo dos animais também aconselha-se o uso da medicina homeopática. Neste sentido sobressai a utilização da flor de Bach.

Antes do teu gato ingerir essa planta, consulta um veterinário para evitar possíveis problemas, ainda que é pouco provável que sucedam, devido à sua condição de produto natural.

O SEU MEDO É UMA FOBIA?

O resultado das acção para acalmar o gato varia dependendo da relação do dono com o animal. Enquanto maior for a identificação homem-gato, melhores e mais rápidos serão os efeitos das recomendações.

Não obstante, deves avaliar si o medo do teu gato provém de uma fobia. Se for assim, consulta o veterinário e ele te recomendará a terapia mais adequada para tratar disto.

Lembra-te a alta sensibilidade que os gatos possuem, o quanto dependentes são dos seus cuidados e atenções.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.