Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Problemas de comportamento

Problemas de comportamentoObsessão pela comida, destruição, reacções imprevisíveis, … Tens problemas deste género com o teu gato? Queres saber como evitá-los? No seguinte artigo mostramos-te uma serie de comportamentos complicados e ajudamos-te a solucioná-los.

Problemas com a comida

Os gatos geralmente são respeitadores com o tema dos alimentos, mas os problemas geralmente surgem quando o gato desde pequeno viveu na rua e teve de “roubar” alimento para sobreviver porque não tinha nada.

Desde esse momento se transformou num gatinho quotidiano, que corre desesperadamente até à sua tigela, que desenvolve todo o seu engenho para “estripar” um saco de biscoitos, tenta abrir as portas dos armários, come a comida do cão, esconde comida, …

Por muito desagradável que seja, não lhe castigues nem grites. Compreende pelo que passou e visita um veterinário para lhe pedir conselhos, porque é muito provável que o teu animal de estimação esteja a sentir ansiedade, pelo que causa comportamentos bulímicos e faz-lhe sofrer emocionalmente.

Rotura de objectos

Muito ágeis, funambulistas sem igual, os gatos sabem mover-se com elegância pelos espaços das prateleiras e das mesas esquivando-se de todos os objectos que hajam.

Mas, o que é que acontece se o teu gato é um “trapalhão” e tropeça nas coisas constantemente, chegando a estragar muitas delas? Pois uma vez mais deves acudir ao teu veterinário para falar do seu comportamento. Uma das razões disto é que pode ser que o teu gato esteja tão apegado a ti que chame a tua atenção estragando objectos. Igualmente pode ser que a socialização do gato não tenha sido a correta.

Sofás esburacados

Arranhar é uma actividade normal e necessário nos gatos, mas isto não quer dizer que tenhamos de nos “despedir” dos nossos sofás e cortinas. Se queres evitar estes problemas, desde da própria chegada do animal deves dar-lhe um arranhador para que o animal sacie os seus instintos.

Mas nem todos os arranhadores são do seu gosto, pelo que primeiro terás de identificar sobre que superfície gostam mais de “afiar” as suas unhas, para depois dares-lhe um arranhador desse tipo.

Esta actividade geralmente a praticam pelas manhãs, pelo que observa o seu modo de actuar. Se veres que gosta de arranhar o teu tapete não lhe grites desesperadamente, mas sim compra-lhe o seu próprio tapete, um de lã e que seja bem resistente, e ensina-lhe a usar esse no lugar do teu.

Reações imprevisíveis

Vais andando pela casa, abres um saco de plástico um fechas uma porta e de seguida o teu gato atira-se para cima de ti como se fosses uma presa? Os gatos têm um instinto caçador que necessitam de acalmar e o mais certo é que o teu gato não o faça o suficientemente ou consequentemente.

Brinca com o teu animal pelo menos uma vez por dia e faz com que sacie essa ânsia de caçar. Algo tão simples como perseguir uma corda faz com que o animal veja saciada a sua vontade de caçar presas.

Compra-lhe igualmente brinquedos com os que possa acalmar. Infelizmente nesta sociedade que vivemos, muitos de nós não passamos muito tempo em casa. Para esses momentoso, o ideal é que o gato tenha distracções saudáveis que lhe ajude a acalmar os seus instintos e a “vazar” a sua energia.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.