Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 1 comentarios

Porque é que o meu gato me lambe o cabelo?

Porque é que o meu gato me lambe o cabelo?

Muitos gatos lambem e mordiscam o cabelo dos seus donos. Alguns chegam inclusive a lamber a própria barba. É o teu caso? Conheçamos o que é que motivo os gatos a adoptar este comportamento estranho e, sobretudo, saibamos como evitá-lo, já que muitas vezes pode ser realmente incomodativo.

Razões que fazem com que os gatos nos lambem o cabelo

Lamber o cabelo dos seus donos é simplesmente uma amostra de carinho por eles. Já terás reparado que os gatos que vivem juntam e se dão bem regularmente se asseiam um ao outro como amostra de afecto. Por essa mesma razão o teu gato lambe o teu “pêlo”, para mostrar-te o carinho que tem por ti.

Para além disso geralmente este comportamento é realizado quando estamos deitados ou encostados, posições que o animal considera calmas e propícias para o asseio.

Não obstante há que diferenciar entre lamber e mastigar. Se o nosso gato começar a “mastigar” o nosso cabelo quando estamos a mover-nos, o mais provável é que seja um gesto divertido do nosso animal de estimação a brincar connosco.

Quando realizar este “asseio” do nosso cabelo, o gato o que também tentar é eliminar outros odores do nosso cabelo para que façamos parte da sua “família” dando-nos o cheiro do seu pequeno clã. Este tipo de cuidados está reservado exclusivamente aos membros da sua família verdadeiramente especiais, a esses que quer integrar no seu reduzido círculo íntimo de amigos.

O que fazer se este comportamento nos incomoda?

Quando vemos as razões pelas que o nosso gato nos lambe o cabelo o normal é que nos sintamos lisonjeados. Mas este comportamento é lógico que se converta em incomodativo, porque não dos deixa ver televisão tranquilamente nem disfrutar da paz do sofá ou da cama. Então, o que fazer para que deixe de fazê-lo?

O mais importante é não devermos dar mimos ao nosso gato acariciando-o quando nos lambe o cabelo. Este gesto o gato o entenderá como que gostamos muito do seu asseio pessoal e que lhe agradecemos devolvendo-lhe um pouco do seu carinho. O mesmo com as palavras bonitas e vozes suaves. Isto o tomará como uma atenção positiva. Estes dois comportamentos são a melhor forma de reforçar involuntariamente este comportamento e incentivá-los a repetir.

A forma de fazer o nosso animal de estimação entender que não necessitamos do seu asseio de uma forma pouco agressivo é nos afastarmos dele quando comece a fazê-lo. É assim tão simples. Este tipo de reacção entenderá bem já que os gatos também fazem o mesmo. Já terás reparado que muitas vezes que não quer que lhe acariciemos o que faz o teu animal de estimação é ir para outro sítio qualquer, certo?

Se o comportamento do nosso animal de estimação já estiver demasiado enraizado e afastarmo-nos dele não estamos a conseguir tirar o hábito, podemos optar por usar repelentes naturais para fazer com que a acção seja desagradável para o nosso gato. A única coisa que temos de fazer é escolher produtos para o cuidado do nosso cabelo com aromas cítricos, um odor que os gatos detestam geralmente.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
Me sinto extremamente feliz e nenhum pouco incomodada dessa atitude dele, assim como eu o adotei como filho ele me adotou como parte da sua familia felina, e ele e meu marido sao definitivamente os amores da minha vida. O meu unico medo e ele se engasgar com o meu cabelo e tal, mas fora isso acho um amor.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.