Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 1 comentarios

Os gatos e as mudanças

os-gatos-mudancasCertamente que estas farto de saber que os teus animais são animais de costumes. Estes são animais muito enraizados na sua casa e as suas “manias”, pelo que se algo vem perturbar essa rotina habitual podem haver reações de diferentes formas, e muitos deles não o aceitam muito bem e mostram problemas de comportamento.

No seguinte artigo falaremos de algumas mudanças mais habituais que se dão no dia-a-dia dos gatos e dos humanos, e veremos uma serie de conselhos para que estas transições não sejam traumáticas para os nossos amigos felinos.

O mais importante frente a uma mudança, seja ela da natureza que for, é a previsão e a paciência. Devemos atuar com muita antecipação e deixar que pouco a pouco o gato se acostume às novas mudanças. Se as introduzimos de uma forma gradual e pausada, o animal irá tolerá-las mais, do que se o fizéssemos de uma forma precipitada.

Alterações frente a uma mudança

O mais importante numa mudança de casa é que o nosso amigo encontre no novo lar o seu odor, para não estar completamente perdido num novo ambiente. O melhor para ele é distribuir o seu odor por toda a casa nova antes de o levar para que não apareça um dos principais temores dos gatos: perder completamente o seu território.

Assim como dizíamos antes, devemos atuar com previsão e fazê-lo antes de levar o animal pela primeira vez a este novo ambiente. Para o fazer podes esfregar um pano impregnado no seu odor por todas as principais da casa: portas, partes baixas das paredes e dos móveis, janelas, etc.

Tenta também conservar a posição original das suas coisas no novo lar, pelo menos o mais aproximado possível. E se tivermos a sorte de ter as chaves da nossa casa antes da mudança definitiva, leva o animal a fazer visitas à casa antes da mudança definitiva. Desta maneira a mudança não será tão traumática.

Alterações com a chegada do nosso par a casa

O teu companheiro vai viver contigo para casa? Não permitas que uma má planificação arruíne a vossa felicidade. Para habituar a tua mascote a este novo habitante e às coisas que este trará consigo, o que deves conseguir é que o teu gato se acostume ao teu companheiro e que este se transforme em mais um membro da família.

Para o conseguir, faz com que o teu companheiro se encarregue de vez em quando de lhe dar água fresca, de pôr-lhe comida no recipiente, que brinque habitualmente com ele, que se acostume ao seu cheiro, etc. Tudo isto fará com que, pouco a pouco aceite que essa pessoa forma parte da sua vida.

Se o teu gato dormia contigo antes da sua chegada, o que não deves sob nenhuma circunstância é no primeiro dia em que o teu companheiro fique contigo, despachar o animal do que antes era o seu quarto. As consequências deste fato poderiam ser desagradáveis, ocasionando atuações como chichi sobre a cama, sobre as coisas do teu companheiro, roncos e arranhadelas à pessoa que o afastou do seu querido dono, etc.

Se quiseres que não durma no teu quarto, tens que preparar o caminho semanas antes e fazê-lo de uma forma gradual.

Outra das alterações habituais a que devemos acostumar as nossas mascotes é à chegada de um bebé, mas esse tema já é tratado neste artigo: preparar o gato para a chegada de um bebé. Consulta as suas possíveis dúvidas lendo-o.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Eliminar este comentário
Meu gato Bob de 1 ano começou a fazer xixi em vários lugares, e ele nunca teve esse tipo de comportamento, ele é castrado.
Tenho um outro gato Olaf de 8 meses, mas ele está com a gente desde de filhote e os dois são amigos, mas ainda não é castrados.
não estou entendendo esse comportamento, pois não houve nada para desencadear. Ele está se isolando e quando aparece é pra fazer xixi, no sofá, cama, cadeiras e o engraçado que ainda utiliza a caixinha de areia. me ajudem.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.