Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Os miados dos gatos

Os miados dos gatosOs miados são uma das formas em que os gatos se expressão para se comunicar entre eles e para nos expressarem as suas necessidades e sentimentos. Estes miados podem apresentar diferentes situações que o gato quer dar-nos a conhecer ou quer compartilhar com os seus congêneres.

Na altura de decifrar o que os gatos nos querem dizer muitas vezes devemos prestar também atenção ao seu comportamento corporal e deve-se analisar a duração dos miados, o seu tom e sobretudo a intensidade do miado.

Estes elementos fazem com que o miado seja diferente, por isso a mensagem que nos querem transmitir também o será. Um exemplo claro disto é quando as gatas estão no cio. Neste caso, os seus miados são mais compridos e o seu tom e intensidade são maiores fazendo sons agudos e muito fortes.

Outro exemplo é quando os filhotes pedem comida. Nesta situação o seu miado é menos comprido mas mais repetitivo, e alem disso pode vir acompanhado de um grande bocejo frente a ti.

Podemos encontrar leves ronrons no miado dos gatos, que normalmente se entendem como prazer para o gato. Estes podem ocorrer quando os acariciamos ou mimamos. Também podem apresentar-se ronrons que indiquem problemas de saúde no gato e debilidade no seu corpo.

Pela variedade de situações que se podem apresentar, é necessário que não ignoremos as chamadas do nosso gato e aprendamos a interpretar os momentos e significados dos seus miados.

Para isso a seguir misturamos alguns dos significados dos miados. Conhece-los todos é uma tarefa quase impossível, já que existem uns 60 tipos de miado, mas analisaremos alguns dos mais comuns e fáceis de identificar.

Alguns destes miados não podem comunicar tristeza, fome, necessidade de satisfazer alguma situação fisiológica, querer entrar ou sair de casa, medo, etc. Este tipo de miados costumam ser pausados mas repetitivos. Além disso podem acompanhá-los com um gesto corporal.

Em períodos de cio ou no caso de comunicar-se com outros da sua mesma espécie, os miados serão mais extensos e muito mais intensos.

Da mesma forma há gatos que têm um miado suave para saudar, e outro mais forte e com entoação de tristeza ou sofrimento em situações de tristeza como as despedidas dos seus donos.

Quando um gato se comunica connosco e o entendemos é recomendável seguir uma conversação com o animal. Não é que o gato vá entender o nosso idioma, mas irá ajudar-nos a estabelecer melhores relações entre dono e mascote.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.