Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Os gatos e o seu territorio

Os gatos e o seu territorioOs gatos são animais territoriais. Isso quer dizer que estes têm uma relação muito forte com o território que eles estimam como seu. Tanto assim é que quando consideram que este está a ser ameaçado por um ocupante, podem surgir atritos e disputas. E embora geralmente estes problemas costumem apresentar-se entre animais, também podem acontecer com os seus mesmos donos.

O que é o território do nosso gato?

A primeira coisa que temos que saber é o que é o “território” para as nossas mascotes, porque difere um pouco do que podemos chegar a pensar. Para os gatos não há um único território e estes não têm uma única entidade, mas existem vários territórios dependendo do uso que dão a estes.

Não existe um número concreto de zonas que o gato acredita “dominar”, mas existe um pequeno agrupamento destas. Os gatos têm três tipos de territórios: o de jogo, o de descanso e o de exploração.

E, o que faz o gato para delimitar essas zonas que ele mesmo estabeleceu? A marca de diferentes maneiras, marcas que podem ser olfativas através das suas feromonas, roçando-se contra os objetos com o seu queixo, frente e cauda, ou visuais, com arranhadelas ou as temidas por todos, as “marcas de urina”, que também se conhecem como marcação.

A marcação costuma ser um comportamento quase exclusivo dos gatos machos não castrados, embora haja exceções em que se manifesta nos gatos previamente castrados ou em gatas. As gatas que o fazem adotam a posição típica do gato macho, levantando a cauda e borrifando para trás.

Voltando às marcas olfativas, as que cria esfregando-se contra as coisas, devemos aclarar que o território de um gato não é só um espaço físico, também podem ser objetos animados ou inanimados. Isto quer dizer que da mesma forma que marca um brinquedo, pode marcar as tuas calças ou inclusive os outros animais da casa.

Para fazê-lo já dissemos que se roça em objetos colocando neles as feromonas olfativas. Estas são impercetíveis para nós, mas não para outros animais. E pode fazê-lo com a frente, com o queixo ou com a cauda.

A sensação de propriedade dos gatos e a sua necessidade de rotina faz com que, enquanto os seus territórios não se vejam alterados, estejam tranquilos e seguros. Se algum dos seus territórios se altera, seja por que razão for, o habitat do gato ver-se-á alterado e o gato pode sofrer síndromes de ansiedade felina.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.