Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Gatos ruidosos

Gatos ruidososSão muitos os donos de gatos que se queixam de como as suas mascotes são ruidosas. Apesar de sabermos que os gatos se comunicam através dos miados, o temos dos gatos ruidosos é um pouco diferente já que os miados são mais extensos e incomodativos, sobretudo quando se apresentam à noite.

São varias as razões pelas quais os nossos gatos podem apresentar episódios de miados extensos, embora no geral a razão destes miados seja chamar a atenção.

Outra das razões que podem provocar estes miados são o aborrecimento ou o stress. Também podem ser chamadas a outros gatos ou chamadas para sair ou entrar de cara ou de alguma divisão.

Por último aclarar há vezes em que os miados podem ser causados pela dor, seja por alguma doença, uma dor intensa que o animal sente, etc. Por isso há que ter muito cuidado se os miados se repetem durante vários dias seguidos e se apresenta inatividade no gato.

No caso de te sentires preocupado e achas que a razão do miado excessivo da tua mascote é uma doença, o melhor conselho é que vás rapidamente ao veterinário para que este faça um diagnóstico do estado do gato.

Se achas que é aborrecimento ou stresse deves ajudar a tua mascote a relaxar com jogos e dar-lhe atenção. Este mesmo tratamento serve no caso de que o gato mia para chamar outros gatos. O melhor é queimar muitas energias durante o dia com jogos e atividades para que durante a noite durma e não note a ausência dos outros felinos.

Se o que o gato reclama é atenção, acaricia-o suavemente como se fosse um bebé até que este fique tranquilo. Lembra que a maioria dos casos em que se apresentam gatos miadores ou ruidosos é porque solicitam atenção.

Em todo o caso é muito importante estabelecer uns limites para os miados, já que pode ocorrer que depois de descartar a doença e de que se tenham seguido os anteriores conselhos, o gato continue a miar sem parar.

Nestes casos o limite é não ceder e ignorá-lo. Também se pode usar a técnica de borrifá-lo com água quando mia, mas sem que se dê conta de que és tu que o molhas.

No caso de se portar bem e estiver calado, é o momento de o premiar com caricias e jogos.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.