Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Formas de comunicação dos gatos

Formas de comunicação dos gatos

Os gatos têm diversas formas de comunicar, ainda que nem todas elas podemos percebê-las como humanos. Ou não podemos entender o que querem transmitir. Vejamos os modos de comunicação felinos para entender um pouco melhor os nossos animais de estimação.

FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE PODEMOS APRENDER A DECIFRAR

Sons felinos

Há 16 sons diferentes no reportório vocal de um gato adulto e 9 nos gatinhos. Desde murmúrios com a boca fechada até gritos com a boca bem aberta, os seus sons vocais apresentam um reportório muito maior do que possamos imaginar.

Por exemplo o gato pode miar para pedir algo. Ou dependendo do tom, também pode protestar, um pedido de auxílio, um som de satisfações, uma amostra de afecto, etc. Como vemos os miares podem ter significados muito diferentes.

Os ronronares, os grunhidos e o bater de dentes também são sons que o nosso animal de estimação pode fazer.

Os ronronares podem ser emitidos quando o gato está feliz ou quando está stressado para acalmar-se. Os grunhidos por sua vez demonstram principalmente quando estão zangados, enquanto que o bater dos dentes é uma atitude frente a uma presa.

Posiçao das orelhas e movimentos da cauda

A posição das orelhas e os movimentos da cauda também reflectem o estado de espirito do nosso amigo.

Os movimentos da cauda reflectem geralmente emoções, ainda que também pode ser precursores de um ataque.

Em relação à orientação das orelhas, para fora ou para trás, esta traduz-se numa postura ofensiva ou defensiva.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO QUE NÃO PODEMOS PERCEBER OU ENTENDER

Feromonas olfactivas

O odor é um meio de comunicação que os gatos usam muito. O primeiro que terá virá à cabeça é o cheiro a urina do gato que usa na marcação, mas o aroma das feromonas é ainda mais determinante. Estas são as verdadeiras marcas olfactivas que criam um ambiente tranquilizador para o gato.

Quando um gato se esfrega num objecto, deposita nele as suas feromonas. Os gatos esfregam a cara e sobretudo a base da cauda com objectos que gostam. Nós podemos ser (e de resto o somos) um deles. Um objecto que leva a sua marca é um objecto com ele que se sente seguro.

Por isso quando movemos móveis de lugar, compramos coisas novas ou mudamos de casa os gatos mostram-se tão irrequietos. Não conseguem encontrar as suas marcas e isto é uma fonte de ansiedade para eles. Felizmente criaram-se análogos destas feromonas tranquilizantes para superar problemas deste tipo.

Arranhões

Os arranhões dos gatos também são um meio de comunicação felino. Esta marcação é mais incomodativa para nós porque as suas garras marcam paredes, cadeiras, móveis, etc. Este tipo de marcas criam para outros animais, não só para os outros gatos. Como vemos são sinais visuais reais com um componente olfactivo que indicam que estamos no seu território.

O gato arranha principalmente os objectos que estão ao redor da sua área de descanso e em zonas de passagem. É por isso que é tão importante colocar correctamente o arranhador para gatos.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.