Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Dúvidas de comportamento dos gatos (II)

Dúvidas do comportamento dos gatos (II)Porque é que o meu gato se morde até fazer feridas?

Pode ser porque o teu ato tenha parasitas externos ou outra afeção cutânea, embora para ti passe despercebida. Por isso lambe, morde e coça a zona até fazer aparatosas feridas. No entanto, às vezes é uma obsessão através da qual o animal manifesta uma situação de stress, nervosismo ou aborrecimento.

Seja qual for a situação, é hora de ir ao veterinário para que este avalie a situação e possa descartar problemas físicos.

Porque é que o meu gato faz ruídos estranhos quando olha pela janela?

Pode ser que o teu gato esteja a ver pássaros, esquilos ou qualquer outro animal a que o seu instinto lhe diz que pode caçar. Os ruídos que faz ou o seu movimento da cauda são comportamentos de predador. O teu gato está excitado ou frustrado quando vê as presas lá fora e não as pode alcançar.

Porque é que o meu gato põe as suas patas contra o teu abdómen e se baba?

Este movimento chama-se amassar e é uma operação que os gatos fazem para ficarem mais cómodos. Os gatinhos pequenos empurram contra as mamas da sua mãe para conseguirem que saia o leite, e depois salivam quando se estão a alimentar.

Embora depois de crescerem, os gatos adultos possam fazer isto com um humano. A superfície que o gato amassa pode lembrar-lhe a barriga da sua mãe.

Porque é que o meu gato ataca as minhas pernas?

É o chamado síndrome do “gato-tigre”. O gato, escondido atrás de uma porta ou um móvel, lança-se sobre as extremidades do seu dono, mordendo-as ou arranhando-as. Este costume é próprio de gatos aborrecidos ou que passam muito tempo sozinhos. O gato, aborrecido, provoca estas simulações de caça.

Para tentar que isto não aconteça mais, podes tentar estimular o entretenimento do gato pondo à sua disposição brinquedos, uma árvore para gatos, ou simplesmente brincando mais ou passando mais tempo com ele.

Porque é que o meu gato arrasta a cauda e o rabo no chão?

Este comportamento pode significar que tem algum problema nessa zona. Pode ser algo leve como fezes secas agarradas ao pelo, no entanto também pode ser algum parasita intestinal ou as glândulas anais estão afetadas ou cheias. Verifica se o teu gato está sujo nessa zona, senão leva-o ao veterinário.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.