Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Dúvidas de comportamento sobre os gatos

Dúvidas de comportamento sobre os gatosComo todos sabemos, o gato é um animal extremamente inteligente. Como prova temos a frase de Hippolyte Taine quando disse “ já estudei muitos filósofos e muitos gatos. A sabedoria dos gatos é infinitamente superior.” Mas às vezes o nosso amigo tem comportamentos que nos confunde.

No GatosMania queremos tentar explicar-te alguns desses porquês e oferecer-te uma pequena ajuda para que entendas um bocadinho mais destes grandes seres carinhosos, inteligentes, brincalhões, mas tremendamente desconhecidos!

Certamente alguma vez já te perguntaste, Porque é que o meu gato…?

Porque é que o meu gato tapa o seu prato de comida?

Suponhamos que te referes a fazer o movimento no ar como se estivesse a tapar o seu prato de comida com algo.

Esta é apenas uma forma do teu gato te dizer que não gosta da comida que lhe deste. Um conselho: Não lho dês mais!

Porque é que o meu gato se esfrega em mim?

Tal como os gatinhos se esfregam na sua mãe a pedir comida ou atenção, os gatos adultos esfregam-se nos seus donos com a cabeça ou o corpo.

Na realidade trata-se de um sinal de afeto. Ao esfregar a cabeça contra ti, o gato deposita a secreção das glândulas que se encontram situadas em ambos os lados da sua cabeça, impregnando-te com as suas feromonas e dizendo “és meu!”.

Porque é que o meu gato me arranha sem razão quando lhe estou a fazer festas?

Pois é porque estás a fazer-lhe festas mais do que ele gosta. E arranha-te ou morde para fazer-te perceber que já não quer mais festas. Embora pareça incrível, também se fartam de festas.

Porque é que o meu gato me lambe?

Se o teu gato te lambe, deves ficar feliz, pois o teu gato toma-te por um membro da sua família. Ao lamber-te, está a considerar-te como um igual, um “gato grande”. Na verdade ele está a limpar-te, coisa que apenas os gatos com laços familiares ou pertencentes à mesma comunidade fazem entre si.

Porque é que o meu gato tem este comportamento?Porque é que o meu gato se põe a correr como um louco por toda a casa de noite?

Já sabemos que isto pode parecer um comportamento louco, do ponto de vista Humano. Mas para os gatos, para o seu instinto, a noite é a hora em que caçam. Sem, além disso, o gato esteve sozinho durante o dia, estará mais inclinado para este tipo de atividades noturnas, pois provavelmente dorme o dia todo e decide que a noite é a hora adequada para brincar.

Porque é que o meu gato bebe água da torneira, apesar de ter água no bebedouro?

Isto explica-se por duas razões: A primeira é que a água da torneira estará mais fresca. A outra é porque os gatos são muito brincalhões; é-lhes mais divertido dar cambalhotas e equilibrar-se para conseguir a água da torneira, do que bebê-la tranquilamente e monotonamente da sua tigela.

Porque é que o meu gato chupa e mastiga a minha roupa?

Devemos realçar que este comportamento ocorre mais nos siameses e noutras raças orientais. Este comportamento acontece quando ocorre um “desmame” precoce do gato. Eles continuam a ter a compulsão oral de mamar na mãe. Por isso procura algo para saciar o seu instinto.

Alguns gatos superam este comportamento, mas noutros, converte-se num hábito muito enraizado que é difícil de mudar pelos seus donos.

Porque é que o meu gato passa o dia a dormir?

Um gato adulto passa á volta de 60-65% do seu tempo a dormir. No entanto, diferentemente do pequenino, que dorme profundamente, o adulto permanece numa espécie de sesta, intercalando fases de sono ligeiro com outras, mais curtas, de sono profundo. Conforme vão envelhecendo, os gatos dormem cada vez mais, chegando a dormir, mesmo, 75 % do tempo.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.