Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Curiosidades sobre gatos (III)

Curiosidades sobre gatosPor muito que acreditamos que conhecemos os gatos, estes são animais tão maravilhosos que certamente que há coisas sobre eles que desconhecemos e continuam a surpreender-nos. Por isso preparámos uma nova entrega de dados curiosos sobre gatos, para poder conhecer ainda melhor e ser um pouco mais consciente dos muitos segredos e dados divertidos que encerra a história destes animais.

Se queres ler as anteriores entregas de curiosidades de gatos, aqui tens a entrega I e a entrega II.

- As pegadas dos gatos são únicas tal como são as nossas impressões digitais. Quando representam-se as pegadas destes animais é feito sempre das mesma forma, mas na realidade cada pegada é totalmente diferente entre todos os gatos.

- O coração de um gato bate entre 100 a 140 vezes por minuto, o que é perto do dobro dos batimentos que nós emitimos em repouso.

- Os olhos dos gatos são um dos seus traços característicos, mas sabias que todos os gatos de menos de 12 semanas têm os olhos azuis?

- Os gatos regra geral têm cinco dedos nas suas patas da frente e quatro das suas patas traseiras, mas em certos casos não é assim. Os gatos que tinham mais de 18 dedos na Europa do século XIX eram considerados demoníacos.

- E já que falamos de história, sabias que os gatos utilizavam-se para distribuir o correio? Foi em Bélgica, em 1879, quando 37 gatos foram treinados para distribuir o correio pelas povoações. Mas em pouco tempo ficou demonstrado que os gatos não eram suficientemente disciplinados para o fazer.

- O corpo do teu gato pequeno move-se involuntariamente de forma pontual enquanto dorme? Não te assustes. E mais, devias ficar contente, pois é sinal que os músculos e os nervos do teu gato estão a desenvolver-se correctamente.

- Falando de dormir, os gatos sonham tal como nós. Os sonhos começam na primeira semana de vida.

- Uvas e passas. Boas para as pessoas, más para os gatos. A ingestão acidental destes dois alimentos pode causar insuficiente renal felina. A cebola também é má. Em pequenas quantidades pode provocar anemia, enquanto que em grandes quantidades pode ser mortal. Muito cuidado com estes três alimentos.

- Cuidado com as setas. A ingestão acidental de cogumelos em casa ou no jardim pode danificar os órgãos dos gatos, produzindo-lhes alucinações e até induzir-lhes em coma. Muita atenção!

- E já que falamos de comida, um dado muito curioso sobre a comida de gatos é que os americanos gastam quatro mil milhões de dólares em comida para gatos. O verdadeiramente curioso do dado é que são mil milhões a mais do que gastam em alimentos para bebés.

- Esconder-se é normal para os gatinhos mais pequenos num novo envolvente. Escondidos podem explorar melhor o envolvente que lhes rodeia a seu próprio ritmo.

- Os gatos motivam-se pela comida. Ao contrário dos cães, os gatos não aprendem truques para conquistar-te. Podemos ensinar-lhes a realizar certas tarefas, mas é provável que necessitemos de paciência, perseverança e muitas “delícias” para conseguir.

- Ao contrário do que acontece connosco, as mandíbulas dos gatos não podem mover-se lateralmente.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.