Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Curiosidades sobre gatos (II)

Curiosidades sobre gatosMuitas vezes temos mascotes em casa e não sabemos a ciência certa do porquê de fazerem certas coisas em determinados momentos, não é verdade? Passamos muitos anos a compartilhar a casa com os nossos gatos e não sabemos coisas que poderiam afetar a sua saúde simplesmente por uma ausência total de conhecimento.

Anteriormente apresentamos uma serie de coisas curiosas sobre gatos que talvez conheças. Hoje traremos uma lista com novas curiosidades para conhecer melhor o nosso felino. Estas curiosidades talvez respondam a muitas das interrogações que se têm em redor do comportamento dos gatos.

Alguma vez tentaste dar chocolate à tua mascote? Tanto os gatos como os cães, não toleram o chocolate. Não é por não ser saboroso, mas sim porque os seus sistemas não estão desenhados para processar as substâncias de que o chocolate é composto.

Tal como os humanos, os gatos possuem uma impressão digital que o diferencia dos outros gatos da mesma espécie. Contudo a impressão digital dos humanos está nos dedos das mãos, e nos gatos está impressão inconfundível encontra-se no seu nariz. Se fixarmos bem o seu nariz, veremos pequenas linhas e contornos.

Os gatos caminham com uma certa lateralidade diferente dos cães. Quando um gato caminha, move a pata traseira e dianteira ao mesmo tempo. Por isso um gato caminha sempre movendo, por exemplo, o seu lado direito e o seu lado esquerdo, respetivamente. Não tinhas reparado? Observa atentamente a tua mascote.

Se por algum motivo o teu gato esteve doente e observaste que nesse tempo não se lavou nem uma vez, o mais provável é que, se não o fizeres tu por ele, ele tenderá a ficar deprimido. Os gatos que não tomam banho mostram um serio sinal de doença, tanto física como anímica.

A quem toma mais atenção ao gato em casa, a ti o que te parece? Um estudo demonstrou que os gatos reagem melhor à voz feminina do que à masculina. Desta forma, é mais comum notar que um gato obedece mais a uma mulher do que um homem.

A resposta deve-se a que os gatos respondem melhor a sons mais agudos. As mulheres, no geral, apresentam este tipo de som.

Quando um gato se esfrega contra as pernas das pessoas, normalmente pensa-se que é um sinal de agrado ou de carinho. Não podia estar mais longe da verdade. Quando os gatos fazem isto, é uma forma de marcar o seu território, reclamando esse nova pessoa aos membros da casa como mais uma parte que lhe pertence.

Sabe-se que os gatos dormem muito e têm a fama de ser muito preguiçosos. Os felinos dormem entre 14 a 17 horas por dia. Contudo, ainda que durmam, mantém os seus sentidos alertas a qualquer som ou movimento. Algumas vezes deixam a sua cauda em movimento suspenso. Embora durmam, a cauda move-se para dizer aos outros “não durmo, apenas descanso a vista”.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.