Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Conselhos para acostumar o nosso gato a espaços novos

Conselhos para acostumar o nosso gato a espaços novosTanto se nos mudamos para uma nova casa, como se trazemos um gatinho novo para a família, o felino necessita de um processo de adaptação para que se sinta bem no seu novo lar. Para isso confecionamos estes concelhos para habituar o nosso gato ao novo ambiente. Vão ajudar-te muito, já vais ver.

Conselhos para acostumar um gato a espaços pequenos

A primeira coisa que devemos ter em conta ao levar o nosso gato para uma nova casa é que este continua a ter umas necessidades básicas naturais que devemos satisfazer neste novo lugar para se sentir realmente comodo.

Ao longo da história, os gatos foram uns animais que gozaram de espaços livres e abertos onde podem correr, trepar, caçar e afiar as suas unhas. Apesar de os gatos seres atualmente mascotes, devemos satisfazer um pouco estes hábitos da sua própria natureza.

Assim, no momento de o levar para casa ou de mudarmos de casa e conhecer um ambiente novo, é necessário seguir os seguintes conselhos para habituar o nosso gato.

A primeira coisa que devemos ter presente é um lugar apropriado não só para nós e a nossa família, mas também para o gato. Tal como já sabes qual vai ser o teu quarto ou o das crianças, pensa onde vai estar colocado o animal. Recorda que necessita de um lugar tranquilo e separado do reboliço diário.

Quando levares o gato a um lugar novo deves fazer com que todas as suas coisas já estejam no novo lar para que sinta que algo dele está ali. Isto fará com que se sinta mais adaptado. Coloca a sua água e o seu alimento, a caixa de areia, os seus brinquedos, o seu ginásio, o seu arranhador, etc. no espaço que escolheste para o teu gato.

Desta forma o gato irá sentir-se bem desde o início e não sentirá tanto a falta do seu ambiente antigo. O tempo de adaptação pode variar entre um dia, para gatos mais sociáveis, até ma semana completa, dependendo do nervosismo do gato.

A adaptação do gato ao ambiente novo deve realizar-se de forma natural. Deixa que o animal descubra a nova casa, e acompanha-o nas primeiras incursões para que se sinta protegido.

Recorda que, para os gatos, a limpeza é primordial, por isso, antes de levar o gato, realiza uma perfeita esterilização do lugar ou uma limpeza completa dos espaços.

E não te esqueças de colocar os seus acessórios para que rasgue com as unhas. Esse é um costume que não deixam e por isso, antes de nos queixarmos dos danos nos nossos sofás, o melhor é conseguir uma superfície onde possam fazê-lo livremente.

Da mesma forma é bom contar com espaços altos e livres de objetos onde o gato possa trepar.

Categorias: Comportamento, Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.