Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

O caráter dos gatos domésticos

O caráter dos gatos domésticosO gato e o seu dono terão que adaptar-se um ao outro para serem capazes de viver em harmonia. Os gatos precisam de jogos, caricias, mas sobretudo de muita calma. Com todos estes ingredientes, a vossa mascote será um gato feliz no lar.

O gato tem as suas pequenas manias e os seus hábitos particulares e temos que saber respeitá-los, tal como a sua independência. Esta é sagrada se queremos que o nosso gato seja um animal feliz.

Se os teus filhos são pequenos, terás que ensiná-los que devem ser cautelosos com o animal porque este necessitará do seu espaço em determinado momento do dia, e não o ter pode fazer com que reaja não muito educadamente.

O gato é independente e teimoso, isso é algo que aprenderam logo. Existem raças mais carinhosas e mais brincalhonas que outras, claro, mas no geral são animais tranquilos e sossegados cuja vida se passa entre refeições e sestas. Cria um espaço tranquilo para o animal e quanto esteja nele, respeita a sua calma.

Os gatos são animais inteligentes que necessitam de poucas noções de educação, e estes irão adquiri-las pouco a pouco, principalmente através de jogos. Estes constituem a sua maior fonte de excitação. Para proteger os móveis e chão, não te esqueças de comprar ao animal uma árvore ou um objeto para poder arranhar.

Os gatos são muito curiosos. São muito apaixonados pela exploração e percorrerão toda a tua casa investigando todos os recantos. A tentação para eles é grande, mas dependerá de ti impor-lhe limites no seu território.

Assim como os gatos têm certas tendências frente às crianças, as crianças também as têm em frente aos gatos. Puxar-lhes o rabo é uma delas. E, salvo algumas exceções, isto é algo que geralmente estes animais não gostam. Por isso também deves educar os teus pequenos para que não o façam, pois podem expor-se a uma reação “agressiva” por parte dos gatos.

Geralmente os gatos são muito compreensivos com os bebés e as crianças (muitos deles mostram, inclusive, uma certa indiferença), mas se eles forem pressionados, como no caso da cauda, pode fazer com que algum sinta vontade de arranhar (este é o seu método de defesa). E isto pode assustar os teus filhos. Educando a tempo a uns e outros evitaremos futuros sustos.

E aproveitando que noutro artigo na internet comentei-vos sobre as curiosidades sobre os gatos, terminarei fazendo-vos outra recomendação a respeito dele e às alturas. Se vives num apartamento, muito cuidado com as janelas abertas, porque as nossas mascotes, como já vos disse, são muito curiosas. E, embora sejam ágeis e hábeis, às vezes têm “ataques de falta de jeito” e como vos disse noutra ocasião, não é certo que caiam sempre de pé.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.