Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

Ansiedade felina

Ansiedade felinaUm problema que as nossas mascotes sofrem e que em algumas ocasiões passa despercebido para nós é o da ansiedade. É bastante mais frequente do que podemos pensar a priori. Na vida de um gato pode haver vários episódios de ansiedade felina sem que estejamos conscientes disso.

Geralmente os problemas de ansiedade nos gatos apresentam-se quando o seu ambiente se vê modificado por determinadas razões. Uma mudança de casa, a chegada de um novo animal, um novo membro na família, etc. Os gatos são animais de costumes, e as mudanças podem chegar a afetá-los.

A angústia que a ansiedade representa no gato é um estado em que o animal se encontra mais recetivo emocionalmente e está muito mais atento ao que sucede no ambiente.

Sintomas da ansiedade felina

A ansiedade nos gatos deteta-se através de uma serie de mudanças que se apresentam no organismo do animal. Quando um gato está stressado podem apresentar-se variações na solidez das suas fezes, muito mais moles do que o normal, ou transpiração nas patas. Além disso, em casos de muita ansiedade, podem apresentar-se inclusive taquicardias.

Ao apresentar estes sintomas, o melhor é consultar com um veterinário, a situação e explicar-lhe as situações concretas que podem estar a afetar o nosso gato. Ao conhecer as razões, é muito mais fácil ter um diagnóstico e procurar um tratamento acertado.

Mudanças do comportamento do gato

Tal como antes falávamos de mudanças no organismo do animal, a ansiedade também se mostra com mudanças nos comportamentos do gato. Um deles, e talvez o mais comum, é que se reduz a ingestão ao mínimo de alimentos, podendo inclusive deixar de comer.

Embora também se possa apresentar o caso contrário, em que o gato se mostra ansioso e começa a ingerir muito mais alimento do que o habitual.

Existem outras mudanças que podem aparecer que afetam a sua higiene diária, podendo chegar a advertir-se também mudanças para ambas as direções: ou um excesso de higiene ou uma ausência total dela.

O stresse felino, ao ser provocado geralmente por uma mudança no dia-a-dia do gato, também pode gerar que o gato marque territorialmente esse novo elemento que existe na sua vida. Esse novo elemento altera-o e quer demonstrar a sua supremacia territorial.

Nos casos mais extremos, o gato torna-se completamente passivo e vigilante, podendo tornar-se agressivo nos casos em que se sinta ameaçado diretamente.

Como vimos, a ansiedade felina é um tema delicado, já que devido à sua natureza territorial tendem a sentir-se afetados pela mais pequena interrupção no seu ambiente. Se observares alguma algum dos sintomas que comentávamos, o ideal é que te dirijas a um profissional para analisar as causas que geraram a ansiedade e para saber com que tratamento proceder.

Categorias: Saúde, Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.