Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos gatos 0 comentarios

A linguagem dos olhos dos gatos

A linguagem dos olhos dos gatosMais além do fascínio que os olhos dos gatos exercem sobre nós, os movimentos dos seus olhares, o seu pestanejar e as reações das suas pupilas nos expressa o estado de espírito que o animal tem nesse momento.

No seguinte artigo vamos centrar-nos nos olhos dos nossos animais de estimação para, a partir deles, descobrir coisas novas sobre os nossos grandes amigos e os seus segredos.

A capacidade visual dos gatos está fora de qualquer dúvida. A visão dos gatos é um dos seus sentidos mais desenvolvidos. As suas pupilas de geometria variável, por exemplos, lhes permitem aos olhos adaptarem-se automaticamente à intensidade da luz.

A sua habilidade para perceber e aproveitar qualquer pequeno raio de luz dá aos gatos uma incrível visão noturna. É por isso que ao longo da história criou-se a lenda de que os gatos podem ver no escuro.

Outra vantagem dos olhos dos gatos em relação aos dos humanos é o seu campo de visão ampliado. O seu é de 185º, enquanto o nosso é apenas de 180º. Isso faz com que os gatos possam ver muito bem também lateralmente, uma habilidade essencial para qualquer bom predador que se preze.

A visão de longe dos gatos também é das melhores, podendo apreciar até ao mínimo detalhe que ocorra à distância. Pelo contrário a sua visão de perto não é tão boa, nem de longe. Os gatos apresentam uma leve presbiopia (vista cansada) que faz com que a sua visão de perto fique um pouco baça.

Ao contrário de o que as lendas dizem sobre a sua visão das cores, os gatos não vêm o mundo em preto e branco. O vêm às cores, mas de uma forma sensivelmente diferente à nossa. E é que  sua paleta de cores se compõe principalmente por azul e verde, e não vêm a cor vermelho . Por isso muitos especialista comparam os seus olhos com os de um daltónico.

E uma vez que tenhamos conhecido melhor o funcionamento dos olhos dos nossos animais de estimação, passemos a decifrar o que estes nos “escondem”. As atitudes e sentimentos que os olhos dos gatos expressam muitas vezes se acompanham com uma comunicação não verbal também das orelhas.

Por exemplo, um gato calmo e relaxado apresenta uns olhos meio fechados acompanhados de umas orelhas inclinadas para os lados. Pelo contrário, se tem igualmente os olhos meio fechados mas os acompanha com umas orelhas descaídas para as laterais, o melhor será não incomodá-lo durante um bocado.

Se tem os olhos bem abertos e as orelhas esticadas para a frente estamos diante um animal que está à espera que brinquemos com ele. Se tem as orelhas erguidas para a frente e as pupilas estreitas, o animal está atento a algo. Pelo contrário, se as suas pupilas estão dilatadas com muita luz, é que o nosso animal está assustado.

Categorias: Comportamento, Anatomia,
Compartilha-o:
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos gatos.
Segue-nos no
GatosMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no GatosMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.